MATRIZ DA FICHA SUMATIVA DE MATEMÁTICA – 1.º ANO
Temas/conteúdos:
Números e operações
- Descobrir, progressivamente, os números;
- Quantificar agrupamentos;
- Ler e escrever números até ao número 9
- Efectuar contagens até ao número 9
- Estabelecer relações de ordem entre números e utilizar a respectiva simbologia >,< e =";">Forma e espaço
- Situar-se no espaço em relação aos outros e aos objectos;
- Reconhecer o interior e o exterior de um domínio limitado por uma linha fechada ou por superficie fechada;
- Conhecer e utilizar o vocabulário: em cima, atrás, à frente, entre, dentro, fora, à esquerda, à direita, sobre, antes, depois....
Grandezas e medidas
- Estabelecer relações de grandeza entre objectos.
Competências:
· A compreensão do sistema de numeração de posição e do modo como este se relaciona com os algoritmos das quatro operações.
· O reconhecimento dos números inteiros e decimais e de formas diferentes de os representar e relacionar, bem como a aptidão para usar as propriedades das operações em situações concretas, em especial quando elas facilitam a realização de cálculos.
· A aptidão para realizar construções geométricas simples, assim como para identificar propriedades de figuras geométricas
MATRIZ DA FICHA SUMATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 1.º ANO
- Estabelecer relações de grandeza entre objectos.
Competências:
· A compreensão do sistema de numeração de posição e do modo como este se relaciona com os algoritmos das quatro operações.
· O reconhecimento dos números inteiros e decimais e de formas diferentes de os representar e relacionar, bem como a aptidão para usar as propriedades das operações em situações concretas, em especial quando elas facilitam a realização de cálculos.
· A aptidão para realizar construções geométricas simples, assim como para identificar propriedades de figuras geométricas
MATRIZ DA FICHA SUMATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 1.º ANO
Temas/conteúdos:
· Comunicação Oral
· Comunicação Escrita
· Técnicas de recolha e de organização de informação.
· Grafismos
· Vogais
· Ditongos
· Consoante p
· Consoante t
· Consoante d
· Consoante l
Competências:
. Ler um pequeno texto;
· Copiar e ilustrar um pequeno texto;
· Ordenar palavras para formar frases,
· Associar imagens a palavras iniciadas pelas letras conhecidas;
· Ilustrar frases;
· Escrever frases a partir de ditado mudo;
· Formar palavras a partir de sílabas.
MATRIZ DA FICHA SUMATIVA DE ESTUDO DO MEIO – 1.º ANO
Temas/conteúdos:
À Descoberta de si mesmo:
· A sua identificação
. Conhecer o seu nome.
. Conhecer o seu sexo e a sua idade
· Os seus gostos e preferências
. Seleccionar jogos, brincadeiras, …
. Descrever lugares, tempos livres,…
O seu corpo
. Identificar características familiares.
. Reconhecer modificações do seu corpo.
. Reconhecer partes constituintes do seu corpo.
. Representar o seu corpo.
. Comparar-se com os outros.
. Identificar características familiares.
. Reconhecer modificações do seu corpo.
. Reconhecer partes constituintes do seu corpo.
. Representar o seu corpo.
. Comparar-se com os outros.
A saúde do seu corpo
. Reconhecer e aplicar normas de higiene do corpo.
. Reconhecer e aplicar normas de higiene do corpo.
. Reconhecer a importância de posturas correctas do exercício físico e do repouso para a saúde.
. Reconhecer e aplicar normas de vigilância da sua saúde.
. Conhecer normas de higiene alimentar.
. Reconhecer e aplicar normas de vigilância da sua saúde.
. Conhecer normas de higiene alimentar.
A segurança do seu corpo
. Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária.
. Conhecer e aplicar normas de prevenção de acidentes domésticos.
Competências:
· Conhecer nome(s) próprio(s), nome(s) de família/apelido(s); sexo; idade; endereço
. Seleccionar jogos e brincadeiras, músicas, frutos, cores, animais...
· Descrever lugares, actividades e momentos passados com amigos, com familiares, nos seus tempos livres...
· Identificar características familiares.
· Reconhecer modificações do seu corpo, a sua identidade, a sua identidade sexual e partes constituintes do seu corpo.
· Representar o seu corpo.
· Comparar-se com os colegas, com os pais e irmãos.
· Reconhecer e aplicar normas de higiene do corpo, a importância da postura correcta.
· Conhecer normas alimentares.
· Conhecer e aplicar normas de vigilância da sua saúde.
. Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária e de prevenção de acidentes domésticos.
. Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária.
. Conhecer e aplicar normas de prevenção de acidentes domésticos.
Competências:
· Conhecer nome(s) próprio(s), nome(s) de família/apelido(s); sexo; idade; endereço
. Seleccionar jogos e brincadeiras, músicas, frutos, cores, animais...
· Descrever lugares, actividades e momentos passados com amigos, com familiares, nos seus tempos livres...
· Identificar características familiares.
· Reconhecer modificações do seu corpo, a sua identidade, a sua identidade sexual e partes constituintes do seu corpo.
· Representar o seu corpo.
· Comparar-se com os colegas, com os pais e irmãos.
· Reconhecer e aplicar normas de higiene do corpo, a importância da postura correcta.
· Conhecer normas alimentares.
· Conhecer e aplicar normas de vigilância da sua saúde.
. Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária e de prevenção de acidentes domésticos.
1 comentário:
Olá pessoal!
Cá em casa já estamos a preparar tudo para estudar para as fichas.
Sim, porque é de pequenino que se começa! E aprender a estudar não é nada fácil!
Beijocas
Obrigada por tudo
Enviar um comentário