terça-feira, 22 de março de 2011

FICHAS DE AVALIAÇÃO SUMATIVA

Aqui ficam as datas das Fichas de Avaliação Sumativa e suas matrizes:
28/03 (segunda-feira): Ficha de Avaliação Sumativa de Língua Portuguesa;
29/03 (terça-feira): Ficha de Avaliação Sumativa de Matemática;
31/03 (quinta-feira): Ficha de Avaliação Sumativa de Estudo do Meio;


MATRIZES
Língua Portuguesa
Temas/conteúdos:
- Compreensão do Oral

- Compreensão da Escrita

- Leitura

- Conhecimento Explícito da Língua
Competências:


Ler um texto;
• Interpretar o texto.
• Responder a um questionário sobre o texto lido;
• Completar lacunas em frases de acordo com o texto;
• Associar expressões com o mesmo significado;
• Conhecer o alfabeto;
• Ordenar palavras alfabeticamente;
• Descobrir o plural / singular de palavras/frases;
• Associar palavras com significado contrário;
• Formar famílias de palavras;
• Aplicar regras ortográficas;
• Produzir um pequeno texto, partindo de leituras realizadas, de um tema dado e seguindo instruções;
• Dar um título ao texto produzido.
• Ilustrar o texto produzido.

Matemática

Temas/conteúdos:

- Números e operações.

- Forma e Espaço.

- Grandezas e Medidas .

Competências:

- Efectuar contagens por ordem crescente e decrescente.
-Estabelecer relações de ordem entre os números e utilizar a simbologia <, >, =.
-Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes.
-Explorar situações que conduzam à descoberta da multiplicação a partir da adição de parcelas iguais.
-Memorizar as tabuadas da multiplicação por 2 , por 3,por 4 e por 5.
-Relacionar a dezena e a centena com a unidade
-Resolver situações problemáticas, utilizando a adição, a subtracção e a multiplicação.
-Desenhar figuras simétricas, em papel quadriculado, escolhendo um eixo de simetria.
- Traçar itinerários entre dois pontos numa grelha desenhada no quadro e/ou em pa¬pel quadriculado.
- Reconhecer a necessidade de escolha de uma unidade para efectuar medições.
- Determinar o número de unidades necessárias para a recobertura dessas superfícies.

Estudo do Meio

Temas/conteúdos:

À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
 A vida em sociedade;
 Modos de vida e funções sociais de alguns mem¬bros da comunidade;
 Instituições e serviços existentes na comunidade.

À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL
 Os seres vivos do seu ambiente.

 Os aspectos físicos do meio local.

Competências:
 Conhecer e aplicar regras de convivência social;
 Respeitar os interesses individuais e coletivos;
 Conhecer e aplicar normas de harmonização de conflitos: diálogo, consenso, vota¬ção;
 Identificar profissões e respetivas funções de elementos da comunidade
 Identificar serviços da comunidade: coletividades, serviços de saúde, correios, ban¬cos, organizações religiosas, autarquias...

 Identificar as partes que constituem as plantas e respetivas funções e carateristicas

 Identificar animais e suas carateristicas.

 O tempo que faz;
 Reconhecer alguns estados de tempo;
 Relacionar as estações do ano com os estados do tempo;
 Reconhecer a existência do ar e o seu movimento.

Sem comentários: