quarta-feira, 7 de março de 2012

MATRIZES E DATAS DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO SUMATIVAS

LÍNGUA PORTUGUESA - 9 de março (sexta-feira)

. Exprimir-se por iniciativa própria;
• Linguagem verbal/não verbal;
• Exprimir-se com sentido crítico;
• Raciocínio inferencial oportuno e corretamente estruturado.

• Leitura silenciosa do texto proposto.

• Interpretação escrita;
• Exprimir-se com caligrafia legível;
• Exprimir-se com correção ortográfica;
• Exprimir-se com lógica, estrutura sequencial e temporal;
• Fazer uso de vocábulos corretos;
• Enriquecer o seu discurso com alguma criatividade e imaginação.

• Identificar parágrafos;
• Identificar a área vocabular e palavras da família de…;
• Reconhecer e ordenar palavras por ordem alfabética;
• Identificar adjetivos de sentido equivalente;
• Descobrir os elementos que constituem a frase-Grupo Nominal; Grupo Verbal e Grupo Móvel;
• Identificar frases na forma negativa/afirmativa
• Classificação morfológica de palavras quanto à sua classe, género, número e grau;
• Identificar e aplicar pronomes pessoais;
• Identificar e conjugar verbos.

MATEMÁTICA - 14 de março (quarta-feira)

. Ler e representar números superiores a 10 000.
. Compreender o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal (dezena de milhar).
. Compreender a divisão nos sentidos de partilha e medida.
. Identificar os múltiplos de um número natural.

. Compreender frações com o significado de quociente ou parte.
. Identificar a metade e a terça/quarta parte; representar estas quantidades por palavras, desenhos, esquemas ou frações.

. Utilizar estratégias de cálculo mental e escrito para as quatro operações usando as suas propriedades.
. Resolver problemas envolvendo a relação entre adição e subtração.

. Ler e utilizar plantas.

. Comparar e descrever propriedades de sólidos geométricos e classificá-los.
. Saber identificar polígonos e círculos nos sólidos geométricos.
. Nomear sólidos geométricos usando as suas propriedades.
. Descrever a posição de figuras numa grelha quadriculada recorrendo à identificação de pontos através das suas coordenadas.

. Ler, explorar, interpretar e descrever tabelas e gráficos.
. Responder a questões relacionadas com a informação apresentada.
. Interpretar gráficos (tabelas, pictograma).

ESTUDO DO MEIO - 16 de março (sexta-feira)

- Localizar, no mapa, o distrito onde vive;
- Identificar o distrito a que pertence o concelho de Palmela;
- Identificar figuras da história local;
- Conhecer datas e factos importantes para a história local;
- Conhecer símbolos nacionais, locais e regionais;
- Conhecer vestígios do passado local;
- Reconhecer a existência de outras culturas, costumes e tradições;

- Identificar fatores do ambiente que condicionam a vida das plantas;
- Classificar plantas;
- Identificar os diferentes tipos de raízes;
- Reconhecer a utilidade das plantas;
- Identificar fatores do ambiente que condicionam a vida dos animais;
- Classificar animais;
- Identificar e explicar cadeias alimentares;
- Conhecer as características dos diferentes tipos de solo;
- Reconhecer a utilidade de algumas rochas;
- Identificar os diferentes tipos de relevo e de meios aquáticos.

Sem comentários: