domingo, 23 de maio de 2010

FICHAS DE AVALIAÇÃO SUMATIVA - 3.º PERÍODO

Amanhã seguirá uma informação no caderno de correspondência, acerca das Fichas de Avaliação Sumativa Trimestrais que se vão realizar nas seguintes datas:
2 de Junho - Língua Portuguesa;
7 de Junho - Matemática;
9 de Junho - Estudo do Meio.

E agora seguem-se as matrizes das fichas que também vão ser afixadas na vitrine exterior da escola.

MATRIZES DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO SUMATIVA – 3.º PERÍODO

1.º ANO DE ESCOLARIDADE

Língua Portuguesa

Matemática

Estudo do Meio

- Ler um pequeno texto;

- Ilustrar um pequeno texto;

- Responder a um questionário sobre o texto lido;

- Completar lacunas em palavras com casos de leitura;

- Ordenar palavras para formar frases;

- Dividir palavras em sílabas;

- Associar palavras conhecidas às respectivas imagens;

- Descobrir o plural/singular de palavras;

- Conhecer o alfabeto;

- Produzir um pequeno texto/frases a partir de uma imagem;

- Efectuar contagens de 2 em 2 e de 3 em 3.

- Decompor números em somas e subtracções.

- Estabelecer relações de ordem entre os números.

- Escrever números por ordem crescente e por

ordem decrescente.

- Praticar o cálculo mental com números pequenos

- Calcular somas e diferenças.

- Ler e escrever números até 50.

- Quantificar agrupamentos (dezena e dúzia).

Estabelecer relações de ordem entre os números

e utilizar a simbologia >, < e =".

- Procurar estratégias para efectuar um cálculo.

- Situacções problemáticas.

- Reconhecer figuras geométricas.

- Ordenar objectos segundo o critério que conduza

à comparação de comprimentos, de capacidade, massa e volumes .

- Relacionar dia/semana.

- Estabelecer relações temporais:

ontem/hoje/amanhã.

- Conhecer as moedas e algumas notas:5/10/20 Euros.

- Selecionar frutos, cores animais...

- Reconhecer partes constituintes do seu corpo ( cabeça, tronco e membros);

- Reconhecer e aplicar normas de higiéne do corpo( lavar as mão antes das refeições, lavar os dentes...).

- Reconhecer a importância de posturas/ atitudes correctas, no exercício físico ( estar bem sentado, brincar ao ar livre...).

- Reconhecer as funções dos espaços da casa.

- Os animais e plantas

- Reconhecer alguns cuidados a ter com os animais e com as plantas.

- Identificar sons, cores e cheiros da Natureza (das plantas, do solo, do mar, dos cursos de água, dos animais, do vento...).

- Identificar objectos do uso diário (tesoura, agrafador, furador, computador, lupa...).

Sem comentários: