2 de Junho - Língua Portuguesa;
7 de Junho - Matemática;
9 de Junho - Estudo do Meio.
E agora seguem-se as matrizes das fichas que também vão ser afixadas na vitrine exterior da escola.
MATRIZES DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO SUMATIVA – 3.º PERÍODO
1.º ANO DE ESCOLARIDADE
Língua Portuguesa | Matemática | Estudo do Meio |
- Ler um pequeno texto; - Ilustrar um pequeno texto; - Responder a um questionário sobre o texto lido; - Completar lacunas em palavras com casos de leitura; - Ordenar palavras para formar frases; - Dividir palavras em sílabas; - Associar palavras conhecidas às respectivas imagens; - Descobrir o plural/singular de palavras; - Conhecer o alfabeto; - Produzir um pequeno texto/frases a partir de uma imagem; | - Efectuar contagens de 2 em 2 e de 3 em 3. - Decompor números em somas e subtracções. - Estabelecer relações de ordem entre os números. - Escrever números por ordem crescente e por ordem decrescente. - Praticar o cálculo mental com números pequenos - Calcular somas e diferenças. - Ler e escrever números até 50. - Quantificar agrupamentos (dezena e dúzia). Estabelecer relações de ordem entre os números e utilizar a simbologia >, < e =". - Procurar estratégias para efectuar um cálculo. - Situacções problemáticas. - Reconhecer figuras geométricas. - Ordenar objectos segundo o critério que conduza à comparação de comprimentos, de capacidade, massa e volumes . - Relacionar dia/semana. - Estabelecer relações temporais: ontem/hoje/amanhã. - Conhecer as moedas e algumas notas:5/10/20 Euros. | - Selecionar frutos, cores animais... - Reconhecer partes constituintes do seu corpo ( cabeça, tronco e membros); - Reconhecer e aplicar normas de higiéne do corpo( lavar as mão antes das refeições, lavar os dentes...). - Reconhecer a importância de posturas/ atitudes correctas, no exercício físico ( estar bem sentado, brincar ao ar livre...). - Reconhecer as funções dos espaços da casa. - Os animais e plantas - Reconhecer alguns cuidados a ter com os animais e com as plantas. - Identificar sons, cores e cheiros da Natureza (das plantas, do solo, do mar, dos cursos de água, dos animais, do vento...). - Identificar objectos do uso diário (tesoura, agrafador, furador, computador, lupa...). |
Sem comentários:
Enviar um comentário