quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MATRIZES DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO SUMATIVA

FICHA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5 DE DEZEMBRO

- COMPREENSÃO

• Exprimir-se por iniciativa própria;
• Linguagem verbal/não verbal;
• Exprimir-se com sentido crítico;
• Raciocínio inferencial oportuno e corretamente estruturado.

LEITURA

• Leitura silenciosa do texto proposto.

EXPRESSÃO ESRITA
• Interpretação escrita;
• Exprimir-se com caligrafia legível;
• Exprimir-se com correção ortográfica;
• Exprimir-se com lógica, estrutura sequencial e temporal;
• Fazer uso de vocábulos corretos;
• Enriquecer o seu discurso com alguma criatividade e imaginação.

CONHECIMENTO EXPLÍCITO
• Identificar o emissor, o recetor e a mensagem;
• Distinguir os vários tipos de linguagem (verbal, não verbal);
• Identificar a frase e não frase;
• Classificação morfológica dos nomes quanto à sua classe, género, número e grau;
• Identificar a área vocabular;
• Descobrir os elementos que constituem a frase;
• Grupo Nominal e Grupo Verbal;
• Decompor palavras em sílabas e classificação de palavras quanto ao número de sílabas;
• Estabelecer a relação de sinónimo / antónimo;
• Identificar verbos.


FICHA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA DE MATEMÁTICA - 7 DE DEZEMBRO

NÚMEROS E OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS

- Ler e representar números até 10000;
- Realizar contagens a partir de números dados;
- Comparar números e ordená-los em sequências crescentes e decrescentes;
- Decompor números;
- Utilizar estratégias de cálculo mental e escrito para as quatro operações;
- Aplicar as tabuadas da multiplicação (até à tabuada do número 7).
- Estimar e calcular somas, diferenças e produtos;
- Reconhecer e aplicar situações envolvendo a divisão;
- Resolver problemas que envolvam as operações em contextos diversos

REGULARIDADES
-Completar sequências, identificando regularidades numéricas;

NÚMEROS RACIONAIS NÃO NEGATIVOS
-Resolver problemas envolvendo números na sua representação fracionária;

MEDIDA: COMPRIMENTO, TEMPO

- Comparar e ordenar comprimentos;
- Resolver problemas envolvendo a medida;
- Ler e representar medidas de tempo e estabelecer relações entre hora, minuto e segundo;
- Medir e registar a duração de acontecimentos;
- Resolver problemas envolvendo situações temporais.

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS
- Ler e interpretar tabelas e responder a questões relacionadas com a informação apresentada;
- Organizar dados utilizando tabelas de frequência e tirar conclusões;
- Construir gráfico de barras.

ESTUDO DO MEIO - 9 DE DEZEMBRO

À DESCOCERTA DE SI MESMO
- Distinguir a sua nacionalidade / naturalidade;
- Distinguir freguesia / concelho / distrito / país;
- Localizar, no mapa a região onde vive;
- Assinalar a capital do país;

O MEU CORPO

- Identificar fenómenos relacionados com algumas das funções vitais;
- Conhecer as funções vitais;
- Conhecer os órgãos dos aparelhos;

- Reconhecer situações agradáveis e desagradáveis e respetivas reações;
- Reconhecer estados psíquicos e respetivas reações físicas;
- Reconhecer alguns sentimentos e suas manifestações;

A SAÚDE DO MEU CORPO
- A importância do ar puro e do sol;
- Identificar perigos do consumo do álcool, tabaco e outras drogas;
- Conhecer algumas regras de primeiros socorros;
- hemorragias;

À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
- Estabelecer relações de parentesco;

LOCALIZAÇÃO NO TEMPO E NO ESPAÇO
- A década como unidade de tempo.

Sem comentários: