quinta-feira, 2 de junho de 2011

MATRIZES E DATAS DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO

Língua Portuguesa - 7 de Junho;
Estudo do Meio - 9 de Junho;
Matemática - 14 de Junho.


MATRIZ DE ESTUDO DO MEIO

À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

Os seus itinerários:
 Descrever os seus itinerários diários (casa/escola,...);
 Localizar os pontos de partida e chegada;
 Ler a planta de um bairro.

Os meios de comunicação:
 Distinguir diferentes tipos de transportes utilizados na sua comunidade;
 Reconhecer outros tipos de transportes;
 Reconhecer tipos de comunicação pessoal e social.

À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS

As experiências com alguns materiais e objetos de uso corrente:
 Comparar materiais segundo algumas das suas propriedades (flexibilidade, resistência, solubilidade, dureza transparência, combustibilidade...);
 Agrupar materiais segundo essas propriedades;
 Relacionar essas propriedades com a utilidade dos materiais;
 Identificar a sua origem (natural/artificial);

As experiências com o ar:
 Reconhecer a existência do ar;
 Reconhecer que o ar tem peso;
 Reconhecer o comportamento de objetos em presença de ar quente e de ar frio.

O manuseamento de objetos em situações concretas:
. Reconhecer a sua utilidade;
 Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização.


MATRIZ DE MATEMÁTICA

NÚMEROS E OPERAÇÕES

- Efectuar contagens com diferentes quantidades.
- Escrever números por ordem crescente e por
ordem decrescente.
- Identificar números pares e ímpares.


- Calcular somas, diferenças e produtos.
- Ler e escrever números até 999.
- Utilizar a simbologia,>,< e =.
- Procurar estratégias para efectuar um cálculo.
- Utilizar o cálculo mental.
- Situações problemáticas.

FORMA E ESPAÇO
- Traçar itinerários.

GRANDEZAS E MEDIDAS
- Identificar as horas.
- Conhecer as notas e moedas em uso.

MATRIZ DE LÍNGUA PORTUGUESA

• Ler um texto;
• Interpretar o texto.
• Responder a um questionário sobre o texto lido;
• Completar lacunas em frases de acordo com o texto;
• Identificar o título e o autor do texto.
• Localizar a história no tempo e no espaço;
• Justificar respostas transcrevendo expressões/frases do texto com respeito pela pontuação;
• Associar expressões com o mesmo significado;
• Conhecer o alfabeto;
• Ordenar palavras alfabeticamente;
• Descobrir o plural / singular de palavras/frases;
• Associar expressões com o mesmo significado;
• Substituir, na frase, elementos mantendo o seu sentido;
• Identificar nomes e ações;
• Identificar os tempos presente, passado e futuro;
• Aplicar regras ortográficas;
• Produzir um pequeno texto, partindo de leituras realizadas, de um tema dado e seguindo instruções;
• Dar um título ao texto produzido.
• Ilustrar o texto produzido.

Sem comentários: