domingo, 28 de fevereiro de 2010

VAMOS AJUDAR A MADEIRA!

Amanhã vai iniciar-se, na nossa escola uma recolha de produtos enlatados que servirão para dar uma pequena-grande ajuda aos habitantes da ilha da Madeira que no passado fim-de-semana viram as suas vidas transformadas em minutos, num filme nada cor-de-rosa.
Eu vou contribuir e conto também com a vossa já habitual solidariedade.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

HORA DO CONTO


A Hora do Conto de hoje foi da responsabilidade do Daniel que nos trouxe o livro "O Mundo do Mar" e que lhe foi oferecido pelo seu amigo Manuel. Este livro que falava das aventuras de uma ternurenta orca pelo mar fez a delícia de todos com as suas belas ilustrações.

JÁ SEI LER!

Hoje foi dia de requisição domiciliária e mais cinco alunos da nossa turma levaram para casa a mochila do "Já sei ler!". Os sorteados desta semana foram a Margarida, o Simão, o Pedro, a Alice e o André. Boas leituras meus amigos.
E fiquei muito contente porque os alunos que levaram a mochila na passada semana cumpriram com o prazo de entrega da mesma, tendo assim hoje podido novamente cinco mãozinhas participar neste projecto. Que orgulho que eu tenho nestes meus meninos e nos seus pais!

HORA DAS NOVIDADES



Pois é, a Hora das Novidades não é só à segunda-feira, mas sim sempre que os nossos amigos têm algo de novo para partilhar connosco. E esta semana foram um bom exemplo disso mesmo, a Margarida e o Guilherme. Ficámos a conhecer mais uma faceta, bem criativa da nossa Margarida que faz por sua iniciativa umas construções a que chama de "fantocheiros" e a nosso pedido levou um para nos mostrar. Adorei e ficou já requisitado para um dia destes fazermos um teatro de fantoches. O nosso Guilherme sempre desperto para tudo o que está relacionado com a natureza trouxe um ninho de passarinhos, encontrado pela sua mãe. Obrigada por estas partilhas que são sempre bem-vindas.

"HISTÓRIAS COM CHAPÉU"

Ontem tivemos uma bela novidade nas "Histórias com chapéu". A mãe da Maria, com muita ternura leu-nos várias rimas retiradas do livro "Rimas" e com este jogo de palavras foi contando pequeninas histórias. O professor Carlos no final, deu-nos uma sugestão de trabalho, que foi desde logo aceite e colocada em prática. O trabalho de casa deste fim-de-semana vai ser memorizar rimas. Vamos lá a trabalhar de uma forma engraçada essa memória!
No final, a mãe da Maria ainda nos deliciou a todos com umas ofertas bem doces.
A nossa próxima convidada das "Histórias com chapéu" vai ser a mãe do Simão, que é bem conhecida de todos cá na escola por ser a professora dos nossos padrinhos.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

"HISTÓRIAS COM CHAPÉU"

Hoje tivemos mais uma bela história nas "Histórias com chapéu". A nossa convidada foi a mãe da Margarida que sempre com o seu doce e terno sorriso nos contou "Os três desejos". Os nossos mãozinhas que estavam no Apoio ao Estudo ouviram-na atentamente e responderam às questões que o professor Carlos fez no final, acerca da história. E não é que mesmo àquela hora os nossos meninos estiveram bem atentos à história!
Amanhã vamos receber a mãe da Maria com mais uma história que estamos certos vai ser do agrado de todos.
Que feliz e orgulhosa estou da fantástica participação dos pais dos meus alunos nesta iniciativa.

PARABÉNS DUARTE!


O nosso menino de cabelos claros e olhos doces fez ontem sete anos. A sua mãe levou-nos um bolo de aniversário maravilhoso, feito pela avó materna do aniversariante que fez a delícia de todos.
Espero que tenhas tido um resto de dia muito feliz e que possas continuar a ser sempre essa pessoa linda e feliz que és. Parabéns também aos seus pais pelo filho encantador que têm.
Beijinhos de muitos parabéns

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

JÁ SEI LER!





O nosso Guilherme hoje lá vinha todo satisfeito com a sua mochila do projecto "Já sei ler!". O livro por ele lido foi "O urso e a formiga", de Luísa Ducla Soares e o nosso Gui fez em conjunto com a sua mãe e irmão uns lindíssimos desenhos sobre esta história. Ora vejam...

Bom trabalho!




sábado, 20 de fevereiro de 2010

HOMENAGEM À PROFESSORA ANA MENDÃO


Hoje comemoram-se os 82 anos da freguesia da Quinta do Anjo e para festejar esta data a Junta de Freguesia resolveu e muito bem homenagear pessoas importantes desta zona. E uma das homenageadas foi a coordenadora da nossa escola, a professora Ana Mendão. Estamos todos muito orgulhosos desta condecoração bem merecida pois é uma pessoa muito querida e estimada por todos os que estudam e trabalham na nossa escola.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

DIA DO LANCHE


Segunda-feira temos Dia do Lanche. Os pasteleiros serão os meninos e papás da Sala Azul e nós, vamos de novo contribuir para podermos provar as delícias que costumam ser confeccionadas.
Conto convosco!


JÁ SEI LER!

Hoje iniciámos o projecto "Já sei ler" e que contentes que os nossos primeiros cinco meninos lá iam com as suas mochilas às costas, requisitar os livros do Plano Nacional de Leitura. E os sorteados desta semana foram o Guilherme, o Rodrigo, o Duarte, a Andreia e a Joana Pé-Curto. Na próxima semana serão outros cinco mãozinhas a levar para casa a mochila com o livro e o guião que têm de preencher acerca da leitura que vão fazer com os vossos pais, avós, ...
Houve também hoje uma novidade relacionada com livros que muito entusiasmou os nossos pequenotes. É que os livros que diariamente me vão trazendo, requisitados no CRE e que eu guardo no armário até ao dia da entrega, serão a partir de agora recolhidos e entregues diariamente. E o motivo do encantamento dos nossos meninos é que têm um saco bem grande para os colocar e que serão dois alunos por semana, que terão a tarefa de ir fazer a entrega dos livros.
O Guilherme e o Rodrigo lá fizeram a inauguração do nosso saco que ia bem carregado.

HORA DO CONTO



Hoje na Hora do Conto ouvimos dois clássicos que apesar de já serem bem conhecidos de todos é sempre bom voltar a ouvir.
A Ditza trouxe-nos "A Gata Borralheira" e a Beatriz trouxe-nos uma relíquia, um livro bem antigo com a história do "Pinóquio". Os nossos mãozinhas como sempre estiveram muito atentos a ouvir as histórias. Que prazer que eu tenho em contar-vos as histórias dos livros que trazem!


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

HORA DAS NOVIDADES


O nosso Manuel hoje vinha ainda mais sorridente do que o habitual com uns autógrafos que recolheu junto de uns pilotos de motocross e que orgulhosamente mostrou a toda a turma. Estes momentos de partilha na nossa Hora das Novidades são muito importantes.
E o Simão também estava bem feliz pelo facto da sua gata Rosinha, que tinha desaparecido estar de volta a casa.
Boas novidades meus amigos.


PARABÉNS DANIEL!

O nosso Daniel faz hoje sete anos. Que sorridente e feliz vinha o nosso menino neste dia tão especial. Cantámos-lhe os parabéns e comemos um delicioso bolo de chocolate. Parabéns também aos seus pais pelo filho tão "doce" que têm e que tanto mimo me dá.
E este nosso amigo teve uma prenda especial: a sua mãe foi hoje nossa convidada nas "Histórias com chapéu" e trouxe-nos o livro "Um bocadinho mais". Trouxe um adereço a rigor para colocar na sua cabeça e não se esqueceu das personagens da história que também vieram todas.
Parabéns a esta mãe que encantou todos os mãozinhas pela bela forma como contou a história. Cada animal tinha uma voz diferente o que não é nada fácil de fazer...
Tem um resto de um dia muito feliz, meu querido.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Os miminhos dos nossos meninos!


Os mãozinhas são uns verdadeiros artistas! Num destes dias, depois do intervalo surpreenderam-me com umas construções que estiveram a fazer com flores e que me vieram ofertar. Estavam lindíssimas e eu registei-as para vos mostrar como são habilidosos e carinhosos os nossos meninos. Estragam-me com tantos mimos. Acreditem que já tenho muitas saudades das vossas carinhas lindas e sorridentes!


JÁ SEI LER!

A nossa turma aderiu ao Projecto "Já sei ler" que pretende promover a leitura em família e a interacção escola-família. Todas as semanas, na requisição domiciliaria, 5 alunos levarão um livro sugerido pelo Plano Nacional de Leitura para casa, dentro de uma mochila, acompanhado de um Livro de Leituras, onde os pais deverão fazer os registos das leituras que vão sendo efectuadas pelos alunos.
O prazo de entrega é o normal para a requisição domiciliaria e eu partilharei com a ajuda dos alunos o registo que fizerem da leitura do livro requisitado.
Agradeço que os pais vejam o powerpoint que se segue e que explica um pouco melhor em que consiste, este projecto.
Boas leituras!


E vamos começar já nesta sexta-feira. Na quinta-feira, iremos sortear quem serão os 5 alunos a levarem esta semana para casa a mochila do "Já Sei Ler".

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

"HISTÓRIAS COM CHAPÉU"

A nossa Hora do Conto foi mais uma vez muito bem entregue... Hoje nas "Histórias com chapéu" tivemos a mãe da nossa Alice com uma história com uma maravilhosa mensagem. Intitulava-se "São todos os meus preferidos" que bem mostrava como todos os filhos são importantes, maravilhosos e únicos para os seus pais. A mãe Elsa veio vestida de acordo com a história e até trouxe os personagens da mesma... três lindos ursinhos. No final, todos recebemos ainda um rebuçado. Terminámos assim esta semana de forma bem doce.
Obrigada mãe Elsa!

O CARNAVAL DOS MÃOZINHAS - II

Pois é, os senhores da meteorologia bem andavam a avisar que hoje chovia mas nós nem queríamos acreditar. Mas para azar de todas as crianças que iam hoje desfilar choveu e fez muito frio. Custou-me muito ver as carinhas tristes de alguns pais por não poderem assistir ao tão esperado desfile dos seus filhotes mas assim teve de ser.
Estavam lindos os vossos filhos que mais uma vez me deixaram muito orgulhosa... Tínhamos trajes de quase todas as regiões do país e já vi que vamos ter um maravilhoso rancho folclórico para o Fantasiarte.
A mãe da nossa Jéssica fez um cartaz fantástico para identificar a nossa turma. Muito obrigada.
Bem hajam a todos os pais que tanto procuraram por estes fatos mas pelas imagens bem podem ver como valeu a pena. O nosso país é lindo! E os vosso filhos também!
Nos corredores da escola, ao som da música que o professor Carlos animadamente ia colocando desfilámos e dançámos. Acreditem que nos divertimos.
Bom Carnaval para todos e mais uma vez obrigada pela vossa colaboração.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O CARNAVAL DOS MÃOZINHAS - I


"HISTÓRIAS COM CHAPÉU"

Hoje tivemos mais um belo momento nas "Histórias com chapéu". A nossa convidada foi a mãe do Duarte que se revelou mais uma bela contadora de histórias. Contou-nos "O mistério da minha vizinha", que teve uma bela mensagem: nunca devemos julgar as pessoas pela sua aparência. Primeiro, temos mesmo é de nos conhecer uns aos outros!As imagens da história foram sendo projectadas na parede do nosso ginásio, com a preciosa ajuda do professor Carlos Samina.
Obrigada por mais este momento mãe Paula.
Amanhã teremos a mãe da Alice na Hora do Conto...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"HISTÓRIAS COM CHAPÉU"

Hoje a nossa convidada das "Histórias com chapéu" foi a mãe do Manuel que nos trouxe um livro sobre zangas e que nos fez pensar, de uma forma engraçada dos vários momentos em que nos sentimos zangados. Na sala de aula, partilhámos alguns desses momentos e foi curioso ver a facilidade com que nos zangamos e nas mais variadas situações. Obrigada mãe Maria Helena por este momento em que não estivemos nada zangados, mas com muito prazer a ouvi-la contar-nos uma história.
Na próxima quinta-feira a contadora de histórias vai ser a mãe do nosso Duarte. Adoro estes momentos e os mãozinhas também!

O NOSSO DIA DO LANCHE

Finalmente chegou o nosso Dia de Lanche. Mais uma vez pude contar com a fantástica colaboração de todos os pais que participaram deliciosamente com as suas receitas que parece também terem sido do agrado dos muitos que as provaram.
Os nossos meninos também foram uns grandes vendedores. De avental, lá estavam eles a vender o seu bolito e o nosso Simão ficou na caixa com um colega do 2.º B, o Rodrigo. Parece que o bolo acompanhado de sumo de laranja natural foi um sucesso! Pelo menos de vendas...
Tenho de dar um agradecimento especial à mãe Marisa, à mãe Cláudia e à mãe Elsa pela colaboração e grande ajuda que nos deram na confecção dos sumos e também aos alunos do 3.º A.
É também de referir a colaboração dos alunos que tanto das turmas do 3.º A como do 2.º B foram os grandes responsáveis pela "apanha" das laranjas e tangerinas.
Obrigada a todos os que fizeram e comeram os bolos. Valeu a pena o empenho...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

"HISTÓRIAS COM CHAPÉU"


Hoje tivemos uma Hora do Conto bem diferente e única. Os responsáveis por esta hora foram o nosso Guilherme e a sua mãe que participaram com muito entusiasmo e dedicação à iniciativa "Histórias com chapéu". A mãe Cláudia deliciou todos com "A menina do mar" e os meus meninos também estão de parabéns porque foram uns óptimos ouvintes. O Gui e a sua mãe fizeram uns chapéus bem adequados ao tema da história e muito originais. A mãe do Guilherme trouxe-nos ainda umas fichas de leitura, que vamos realizar com muito gosto já na próxima segunda-feira.
Na próxima terça-feira vamos receber a mãe do Manuel nesta actividade que tem entusiasmado todos nós.
Obrigada mãe Cláudia e ao seu pequeno-grande ajudante - o nosso Gui. Estiveram muitíssimo bem.



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PLANTANDO NABOS COM OS NOSSOS PADRINHOS!

A turma do 3.º A, anda a estudar as plantas e para melhor perceber esta temática têm,plantado várias sementes em vasos e têm acompanhado o seu crescimento. As sementes dos nabos têm-se desenvolvido muito bem e para as passarem dos vasos para um pedaço de terreno que nos cederam lá na escola, tiveram a ajuda do avô Quim e da avó Adelina, avós do nosso Simão.
E mais uma vez os padrinhos não se esqueceram dos afilhados e convidaram-nos a estar presentes neste momento que foi do agrado de todos.
Obrigada aos golfinhos, à sua professora e nossa grande amiga e aos avós do Simão.

Ficamos a aguardar que nos dêem um nabo para a sopa.

OBRIGADA PELO CARINHO!

Venho agradecer todas as mensagens de melhoras que tenho recebido e que acreditem me têm deixado muito sensibilizada. Tenho junto de mim, crianças maravilhosas e pais muito sensíveis, únicos e preocupados com o meu bem-estar. E grandes amigos tenho ganho este ano! Bem-hajam!
Amanhã estarei de volta, mesmo com pouca voz. Estou certa que o carinho que vou continuar a receber de todos vós me vão ajudar muito. Vão ser como mel para a minha garganta.

Carinho


Deixe um recado também! Clique aqui..

OS DENTES DO GUI



O nosso Guilherme na terça-feira, foi à dentista tirar dois dentes que lhe andavam a tornar difícil o crescimento de novos dentinhos. E portou-se como um valentão o nosso menino que orgulhosamente nos mostrou os dentes que tirou e me segredou que a dentista era mágica pois não lhe doeu nada.
Que bom que é estar rodeada de meninos tão maravilhosos como vocês.


OS ÓCULOS DO SIMÂO


O nosso Simão ontem proporcionou-nos um momento de boa disposição logo pela amanhã, com uma entrada na sala de aula bem original. E ganhou a aposta que fez com a sua mãe!
Estava mesmo "louco" o nosso menino. Eu adorei o visual...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

PARABÉNS DITZA!

A nossa Ditza faz hoje 7 anos. Muitos parabéns minha querida e que a vida te deixe sorrir sempre como tu bem mereces! E continua a ser essa menina linda que tanta luz e amor transmite aos que te rodeiam. Um beijinho muito especial também à sua mãe que é uma grande mulher.
Espero que tenhas tido um dia muito, muito feliz.
Feliz Aniversário


Clique aqui para mandar recados e imagens!

A VISITA DA MAFALDINHA


Hoje também tivemos uma visita carregadinha de ternura. Finalmente conhecemos a Mafaldinha, a mana da nossa Margarida. É linda como já tínhamos visto nas fotografias e uma bebé tranquila... Que continue assim!
Adorámos ver esta família tão feliz e bonita.


"HISTÓRIAS COM CHAPÉU"


Hoje começámos a manhã da melhor forma: ouvindo uma bela história. A mãe da Mariana foi a primeira a participar na iniciativa do nosso BE/CRE, intitulada "Histórias com chapéu". E iniciámos muitíssimo bem: com uma bonita história "A Ovelha Carlota" e uma óptima contadora de histórias. A prova disso mesmo foi ver a cara de interesse e entusiasmo dos nossos mãozinhas trabalhadoras enquanto ouviam a história. Obrigada mãe Ana Paula por este belo momento e também à nossa Mariana que deu uma ternurenta ajuda. Na quinta-feira vamos receber a mãe do Duarte... E que história nos irá ela trazer?