quarta-feira, 20 de março de 2013

PARABÉNS ANDRÉ!

Hoje é o nosso amigo André que faz anos. Muitos parabéns campeão! Tudo de bom para ti.

terça-feira, 19 de março de 2013

PARABÉNS MATILDE!

A nossa Matilde faz hoje anos. Parabéns minha querida! Desejo-te as maiores felicidades do mundo!

quinta-feira, 14 de março de 2013

FOI DESTA! JÁ ESTOU EM CASA A RECUPERAR-ME!

Meus amigos:
Passei por aqui para vos dizer que foi mesmo desta: já fui operada, correu tudo bem e estou em casa a recuperar. Como levei anestesia geral tenho estado um pouco sonolenta e sem forças. Mas irei recuperando e tentar cumprir as indicações médicas de não estar de pé.  As dores vão e vêm mas a medicação ajuda.
Portem-se bem.
Obrigada pelas mensagens de carinho que me têm enviado.
Beijinhos

Susana Félix

segunda-feira, 4 de março de 2013

DATAS E MATRIZES DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO SUMATIVA

FICHA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA DE PORTUGUÊS - 06/03

Compreensão (compreensão do oral)
- Exprimir-se com sentido crítico;

Leitura
- Ler silenciosamente o texto proposto;

Expressão escrita
- Exprimir-se com caligrafia legível;
- Exprimir-se com correção ortográfica;
- Exprimir-se com lógica, estrutura sequencial e temporal;
- Fazer uso de vocábulos adequados ao contexto;
- Saber aplicar os conhecimentos gerais no texto escrito e usar a criatividade.

Conhecimento Explícito da Língua
- Distinguir diferentes tipos de texto;
- Identificar palavras no masculino e feminino;
- Distinguir nomes próprios, comuns e coletivos;
- Identificar os constituintes da frase;
-Identificar a forma e o tipo de frases;
- Identificar a classe das palavras.

FICHA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA DE MATEMÁTICA - 08/03
 

Números e operações
• Relações numéricas:
- Investigar regularidades numéricas.
 Números racionais não negativos:
- Relação entre os números fraccionários;
- Operar com números racionais não negativos na representação decimal (adicionar , subtrair, multiplicar e dividir).

Geometria
 Círculo e circunferência
 Figuras no plano e sólidos geométricos
 Polígonos e não polígonos
 Retas paralelas e perpendiculares
 Noção de ângulo
 Simetria de reflexão e translação

- Distinção entre círculo e circunferência, centro, raio e diâmetro de uma circunferência.
- Relacionar o raio e o diâmetro.
- Utilizar o compasso para desenhar circunferências.
- Identificar polígonos e não polígonos;
- Identificar e assinalar retas paralelas e perpendiculares;
- Identificar planificações de sólidos geométricos;
- Identificar e classificar os diferentes ângulos;
- Utilizar o transferidor;
- Classificar triângulos quanto à amplitude dos ângulos e quanto ao comprimento dos lados;
- Identificar no plano eixos de simetria;
- Identificar simetrias.

Organização e interpretação de dados
 Representação e interpretação de dados:
- Organizar dados num diagrama de caule e folhas;
- Responder a questões relacionadas com a informação organizada;
- Compreender o enunciado de um problema;
- Aplicar e justificar as estratégias usadas;
- Utilizar a divisão e multiplicação
 
FICHA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA DE ESTUDO DO MEIO - 11/03
 

• Aspectos físicos do meio:
- condensação, solidificação, precipitação e evaporação.
- nascentes, cursos de água e lençóis de água.

• Reconhecer fenómenos de condensação, solidificação, precipitação e evaporação. ´

• Reconhecer nascentes, cursos de água e a origem dos lençóis de água.

• Os astros:
- Terra
- Lua
- Sistema Solar

• Identificar a forma da Terra.

• Identificar e representar as fases da Lua.

• Observar, num modelo, o Sistema Solar e saber identificar os planetas que dele fazem parte.

• Aspetos físicos de Portugal:
- rios e elevações

• Identificar os rios mais importantes de Portugal.

• Identificar, as elevações mais importantes de Portugal.

• O contacto entre a terra e o mar:
- praias, arribas, dunas, cabos, etc.
- ilhas e arquipélagos
- continentes e oceanos
- fronteira marítima de Portugal
- a costa

• Identificar os aspetos da costa portuguesa.

• Localizar os continentes e os oceanos e reconhecer a fronteira marítima de Portugal. Identificar faróis, sinais sonoros e boias de sinalização.