quarta-feira, 15 de junho de 2011

"ÓBIDOS VISTO PELAS CRIANÇAS"

Finalmente chegou o dia que tanto esperávamos: o da visita de estudo a Óbidos. Depois de um belo piquenique que fizemos ao almoço, de um convívio bem agradável e de nos refrescarmos com um geladinho, lá partimos com a guia Patrícia, à descoberta da vila de Óbidos e da sua história. E no percurso que fizemos, tivemos o prazer de conhecer três rainhas que trataram muito bem dessa vila e do seu castelo: D. Isabel, D. Leonor e D. Catarina. Ah, e todos nós fomos coroados príncipes e princesas!

No final, ainda houve tempo para assistirmos a um teatro de fantoche feito por dois colegas do 2.º C e pelo nosso Simão e nossa Matilde.

Mãozinhas, adorei este dia. É sempre tão bom estar convosco!


segunda-feira, 6 de junho de 2011

PERCURSO PEDESTRE PELA SERRA DO LOURO

Na passada quinta-feira, os nossos meninos provaram que para além de serem umas mãozinhas trabalhadoras também têm uns pés e pernas que aguentam belas caminhadas.

E a prova disso foi a boa disposição que mantiveram no percurso que fizemos desde Palmela à Quinta do Anjo, sempre pela serra e contemplando uma paisagem única e magnífica.

Espero que tenham gostado tanto como eu desta caminhada.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

MATRIZES E DATAS DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO

Língua Portuguesa - 7 de Junho;
Estudo do Meio - 9 de Junho;
Matemática - 14 de Junho.


MATRIZ DE ESTUDO DO MEIO

À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

Os seus itinerários:
 Descrever os seus itinerários diários (casa/escola,...);
 Localizar os pontos de partida e chegada;
 Ler a planta de um bairro.

Os meios de comunicação:
 Distinguir diferentes tipos de transportes utilizados na sua comunidade;
 Reconhecer outros tipos de transportes;
 Reconhecer tipos de comunicação pessoal e social.

À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS

As experiências com alguns materiais e objetos de uso corrente:
 Comparar materiais segundo algumas das suas propriedades (flexibilidade, resistência, solubilidade, dureza transparência, combustibilidade...);
 Agrupar materiais segundo essas propriedades;
 Relacionar essas propriedades com a utilidade dos materiais;
 Identificar a sua origem (natural/artificial);

As experiências com o ar:
 Reconhecer a existência do ar;
 Reconhecer que o ar tem peso;
 Reconhecer o comportamento de objetos em presença de ar quente e de ar frio.

O manuseamento de objetos em situações concretas:
. Reconhecer a sua utilidade;
 Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização.


MATRIZ DE MATEMÁTICA

NÚMEROS E OPERAÇÕES

- Efectuar contagens com diferentes quantidades.
- Escrever números por ordem crescente e por
ordem decrescente.
- Identificar números pares e ímpares.


- Calcular somas, diferenças e produtos.
- Ler e escrever números até 999.
- Utilizar a simbologia,>,< e =.
- Procurar estratégias para efectuar um cálculo.
- Utilizar o cálculo mental.
- Situações problemáticas.

FORMA E ESPAÇO
- Traçar itinerários.

GRANDEZAS E MEDIDAS
- Identificar as horas.
- Conhecer as notas e moedas em uso.

MATRIZ DE LÍNGUA PORTUGUESA

• Ler um texto;
• Interpretar o texto.
• Responder a um questionário sobre o texto lido;
• Completar lacunas em frases de acordo com o texto;
• Identificar o título e o autor do texto.
• Localizar a história no tempo e no espaço;
• Justificar respostas transcrevendo expressões/frases do texto com respeito pela pontuação;
• Associar expressões com o mesmo significado;
• Conhecer o alfabeto;
• Ordenar palavras alfabeticamente;
• Descobrir o plural / singular de palavras/frases;
• Associar expressões com o mesmo significado;
• Substituir, na frase, elementos mantendo o seu sentido;
• Identificar nomes e ações;
• Identificar os tempos presente, passado e futuro;
• Aplicar regras ortográficas;
• Produzir um pequeno texto, partindo de leituras realizadas, de um tema dado e seguindo instruções;
• Dar um título ao texto produzido.
• Ilustrar o texto produzido.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

HOJE É O VOSSO DIA!

Hoje é o Dia da Criança e por isso, aproveito para vos dizer o quanto gosto de vocês e agradecer tudo o que me dão diariamente e que tão importante é para mim. Adoro-vos e continuem a ser crianças, hoje e sempre. E não se esqueçam de fazer o trabalho de casa: brincar, correr, saltar, aproveitar ao máximo este dia!
Dia das Crianças
Mais Recados para Orkut no Glimboo!

PARABÉNS BEATRIZ!

A nossa Bia faz hoje 8 anos e esta nossa amiga representa bem o que é ser criança, com toda a sua vivacidade e alegria contagiante. Por isso, tinha mesmo de nascer no Dia da Criança. Aproveita bem este teu dia que tenho pena de não partilhar contigo mas sei que vais estar junto dos que mais amas.
br>Feliz Aniversário
Recados para o Orkut!