segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A RECUPERAR...


Meus queridos alunos e seus pais:

É com alguma dificuldade que vos escrevo esta mensagem por ter ainda a cabeça um pouco confusa e um braço dormente. Ontem apanhei um grande susto quando ao acordar não sentia o lado esquerdo do meu corpo. Fui vista num Hospital Particular, por um médico de Clínica Geral que me mandou logo de urgência para a Neurologia do Hospital de S. Bernardo.
Hoje acordei um pouco melhor, mas a sensação de dormência no braço esquerdo continua, assim como a dificuldade em comunicar. Voltei a ser vista por um médico de Clínica Geral e posteriormente por um Neurologista. Infelizmente, não posso fazer, tal como devia, uma ressonância magnética, devido à enorme prótese que tenho na coluna. Segundo o que o médico avaliou, tive um ligeiro Acidente Cardiovascular que me deixou assim. Vou fazer vários exames ao coração e análises e espero em breve voltar para junto de vocês. Tenho é de ir com muita calminha e ponderação... apanhei mesmo um grande susto.
Tenho indicação médica para ficar em casa até ao final da semana e quem sabe da próxima, mas eu tenciono voltar muito antes. Vocês mesmo à distância vão-me dar muita força. Entretanto ficará em minha substituição a professora Sandra Porfírio.

Certa que que receberei da vossa parte a compreensão necessária e contando voltar em breve, despeço-me com um grande beijo

Susana Félix


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

VENHAM FALAR DAS VOSSAS PROFISSÕES...




Hoje recebemos na nossa sala de aula, dois irmãos, que são os pais de duas alunas da turma.
A mãe da Andreia, que todos já sabíamos é operadora de caixa, no Jumbo de Setúbal, falou com muito orgulho da sua profissão que tanto interesse despertou nos nossos mãozinhas que não paravam de lhe colocar questões. O pai da Andreia é carpinteiro.
O pai da Joana Pé-curto, mano da mãe Beta, é gestor de produto, também do Jumbo, mas trabalha em Lisboa. Ele é o responsável por seleccionar e negociar os produtos que este hipermercado adquire. Também ele ama a sua profissão. A mãe da Joana trabalha no café que existe no espaço pertencente à Igreja dos Olhos de Água.
Eu nem tenho palavras para agradecer a dedicação e entusiasmo de todos estes pais. Para a semana vamos falar de muitas outras profissões. Na segunda-feira vamos receber a mãe da Beatriz.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

VENHAM FALAR DAS VOSSAS PROFISSÕES...

Hoje a tarde foi dedicada à culinária. Recebemos a mãe da Maria, que é cozinheira no refeitório da Auto-europa e que nos ajudou a fazer um "panelão" de salada de frutas. E nem dos aventais para os nossos cozinheiros de palmo e meio se esqueceu. A salada era bem rica e variada: banana, laranja, maçã, quivi, ananás, pêssego, cereja, uvas, melão, manga e papaia. Obrigada mãe Sofia. Gostámos tanto de a ter connosco. Foi uma delícia!
Amanhã vamos receber a mãe da Andreia e o pai da Joana Pé-curto.


A BRUXA LINDINHA E O BRUXO BONZÃO




Desenho do João Lucas - 1.º lugar



Desenho do Miguel - 2.º lugar

"A bruxa Lindinha estava convidada para o Baile das Bruxas no grande salão. Já tinha par: o bruxo Bonzão. Para a festa fizeram-se sapatos, sapatinhos e sapatões. Provaram-se casacas, casaquinhas e casacões. Problema: também era preciso levar um animal e ela não tinha animalzinho nem animalzão."


Assim começa esta história do "Livro com cheiro a chocolate" que temos estado a trabalhar.
Depois de a ouvirem, solicitei aos alunos que desenhassem a bruxa Lindinha, o bruxo Bonzão e o animal que os poderia acompanhar, tendo em conta, as roupas e acessórios que deveriam levar para o baile.
Depois dos desenhos feitos, passou-se à votação. Em primeiro lugar, ficou o desenho do João Lucas e em segundo lugar o do Miguel. Parabéns aos vencedores e a todos os mãozinhas que se empenharam nesta actividade.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VENHAM FALAR DAS VOSSAS PROFISSÕES...


Hoje recebemos a primeira mãe que nos veio falar da sua profissão. Foi a mãe Elsa, mãe da nossa Alice, que nos veio explicar e falar um pouco do que faz no seu dia-a-dia, a nível profissional. É Assistente Social, trabalha na Segurança Social de Setúbal e faz o acompanhamento de várias IPSS. Aproveitámos a sua presença para tentarmos também perceber o que faz o pai da Alice. O pai Nuno é "Programador" Informático no BES. É um homem dos computadores... Ambos andaram na Faculdade a tirar os seus cursos: a mãe Elsa em Coimbra e o pai Nuno em Aveiro.
Foi muito bom este bocadinho de conversa com a mãe Elsa. Amanhã vamos receber a mãe da nossa Maria, com uma surpresa. E muitos mais pais e mães iremos receber nos próximos dias.
Que orgulho que eu tenho nos pais dos meus meninos que participam sempre tão activamente nas propostas que lhes vou fazendo. O meu muito obrigado a todos.

CHÁ DAS 5

Ontem, no âmbito da Semana do Inglês, os "mãozinhas" que frequentam esta actividade beberam na caneca ou chávena que levaram, um belo chá. Havia uma grande diversidade de chávenas e canecas... E fomos ainda surpreendidos pela mãe Marisa, que fez uns belos scones para acompanhar com o chá.
Ainda houve tempo para visitarem a exposição de trabalhos que está patente no átrio de entrada da nossa escola e que estão relacionados com esta área.
Obrigada a todos os que contribuíram com o empenho de sempre nesta actividade. Só tive pena de não poder estar presente. Fica para a próxima...

TRABALHANDO NO MAGALHÃES

Hoje no Magalhães, os alunos estiveram a passar no Word um texto colectivo que escrevemos sobre a visita ao Fortuna- Artes e Ofícios. Aqui fica o texto que foi passado pela Ditza:

Visita ao Fortuna

Na segunda – feira, dia 24, fomos ao ”Espaço Fortuna ” .
A funcionária de lá mostrou – nos o barro liquido e sólido.
Este barro é colocado dentro de moldes e fica com essa forma. Vimos, por exemplo, um urso, um carro, o menino Jesus, e mais.
A seguir fomos ver como se fazem os azulejos.
Finalmente, cada um pintou o seu azulejo com o desenho de um cravo do 25 de Abril .


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

VISITA AO "ESPAÇO FORTUNA"

Hoje, no âmbito do projecto "Azulejos de Abril", que tem como objectivo, montar perto do dia 25 de Abril, um painel de azulejos alusivos a este tema, fomos ao "Espaço Fortuna" que está a trabalhar em parceria connosco.
Lá visitámos os seus vários espaços e pudemos acompanhar as várias fases de construção de uma peça, desde a extracção do barro, tratamento do mesmo, à feitura dos moldes, à construção das peças, à sua pintura, à cozedura e ao envidraçar ao mesmas.
No final, cada aluno pintou no seu azulejo o projecto que elaborámos para a nossa turma. Não foi um trabalho fácil mas os nossos "mãozinhas" já tinham praticado a pintura desse desenho que constituirá um padrão, com aguarelas, o que facilitou um pouco a sua tarefa de hoje.
O nosso objectivo é que os azulejos da nossa turma fiquem mais ou menos assim:


NOMES COLETIVOS




Este fim-de-semana, depois de lerem a história "De camelo até Belém", do "Livro com cheiro a chocolate", os nossos mãozinhas descobriram vários nomes coletivos. Uns vinham na própria história, e outros foram encontrados pelos alunos, que gostam sempre de saber mais.

Ora vejam lá, tantos nomes coletivos que descobriram:

Alcateia - conjunto de lobos;
Armada - conjunto de navios de guerra;
Bando - conjunto de aves;
Cáfila - conjunto de camelos
Cardume - conjunto de peixes;
Cordilheira - conjunto de serras;
Enxame - conjunto de abelhas;
Esquadrilha - conjunto de aviões;
Exército - conjunto de soldados;
Mata - conjunto de árvores silvestres;
Montado - conjunto de sobreiros;
Quadrilha - conjunto de ladrões;
Réstia - conjunto de alhos ou cebolas;
Turma - conjunto de alunos;
Ninhada - conjunto de pintos;
Constelação - conjunto de estrelas;
Récua - conjunto de éguas;
Nuvem - conjunto de mosquitos;
Álbum - conjunto de fotografias.

Bom trabalho!


domingo, 23 de janeiro de 2011

VENHAM FALAR DA VOSSA PROFISSÃO...








No âmbito da área de Estudo do Meio, vamos agora trabalhar o tema das profissões. Como tal, gostaríamos muito de vos ter na nossa sala para partilhar com a nossa turma, qual a profissão dos pais dos nossos “mãozinhas” e o que fazem nela. Poderá vir só a mãe ou o pai, em representação dos dois, caso vos seja possível. Temos preferência pelo período compreendido entre as 13.45 horas e as 15.30 horas. E poderão vir já a partir da próxima terça-feira!
Para isso basta preencherem e enviarem o destacável que seguiu para casa, no caderno de correspondência.



Contamos convosco!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PARABÉNS MIGUEL!

O nosso amigo Miguel faz hoje oito anos. Mais uma vez, muitos parabéns meu querido e que tenhas um resto de dia muito feliz, como bem mereces.
Um beijinho de parabéns também aos seus papás.
Feliz Aniversário
Clique aqui para enviar um recado!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

NO QUINTAL DA MINHA AVÓ



Desenho do Simão - 1.º lugar



Desenho do João - 2.º lugar

Desde a passada semana, que estamos a ler as histórias do "Livro com cheiro a chocolate" e a desenvolver actividades sobre as mesmas. Ontem, foi a vez da Ditza ler-nos a história "No quintal da minha avó" e depois de a ouvirmos atentamente, cada um dos mãozinhas desenhou, dando largas à sua imaginação como seria este quintal.
Os fantásticos trabalhos foram votados e em primeiro lugar ficou o desenho do Simão e em segundo, o do João. Parabéns aos vencedores mas também a todos os alunos que concluíram este trabalho e que tanto se aplicaram na execução do mesmo.



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TRABALHANDO NO MAGALHÃES




Hoje os nossos mãozinhas, estiveram no seu Magalhães a fazer um trabalho de pesquisa sobre Alice Vieira. Ela é a autora do "Livro com cheiro a chocolate" que temos estado a trabalhar na aula.


Aqui ficam os dados recolhidos pelos alunos e estes foram passados pelo Miguel.




Alice Vieira (Lisboa,1942) é uma escritora portuguesa.Licenciou-se em Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas dedicou-se desde cedo ao jornalismo, tendo trabalhado nos jornais "Diário de Lisboa" (onde, juntamente com o jornalista Mário Castrim dirigia o suplemento Juvenil, do "Diário de Notícias"). Actualmente trabalha para o "Jornal de Notícias" e para as revistas "Activa" e "Educação". Também trabalhou em vários programas de televisão e é considerada uma das mais importantes Autoras Portuguesas de Leitura Infanto-Juvenil.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

AMANHÃ É DIA DE MAGALHÃES


Não se esqueçam de levar amanhã para a escola o vosso Magalhães. Será quarta-feira, dia de trabalharmos um pouco, com a ajuda deste novo amigo, na sala de aula.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

HORA DO CONTO




Para a Hora do Conto da passada sexta-feira o Daniel trouxe-nos dois livros bem diferentes, mas ambos do agrado de todos. Trouxe "Pepe e Estela", uma linda história que noz fez a todos sonhar e outra que é da colecção "365 piadas" e que nos fez dar umas boas gargalhadas.


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

HORA DO CONTO




Na passada sexta-feira tivemos mais uma Hora do Conto. A Mariana trouxe-nos "A Bruxa Mimi vai à praia", uma história bem engraçada desta personagem que já todos conhecem.


O Duarte trouxe um livro com 365 histórias, uma para cada dia, tendo sido lidas duas.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

AS JANEIRAS

Ontem, finalmente conseguimos ir Cantar as Janeiras, a instituições da localidade. Fomos ao Centro de Dia, onde fomos calorosamente recebidos pelos idosos que frequentam diariamente este local e que espalharam ternura entre nós.
A seguir fomos à Junta de Freguesia, onde tivemos a honra de ser recebidos pelo senhor presidente da Junta, que teve também a amabilidade de nos mostrar as instalações da junta e contar-nos o que lá se faz.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PARABÉNS MARIANA!

A nossa doce Mariana faz hoje oito anos. Que crescida está esta nossa amiga que com o seu sorriso e simpatia cativa todos os que com ela convivem.
Parabéns também aos seus pais pela filha linda que têm!
Feliz Aniversário
Coloque uma linda página inicial no seu Internet Explorer!!!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O NOSSO BOLO REI

Ontem foi dia de culinária: fizemos com a preciosa ajuda da máquina do pão, um bolo rei. Ficou lindíssimo e bem saboroso. Os mãozinhas gostaram e até queriam repetir. Para o ano fazemos dois, prometo!
Hoje devido às condições atmosféricas não pudemos ir cantar as Janeiras, fora da escola, tal como previsto. Mas ainda as cantámos para algumas turmas e para as salas da pré. Os nossos instrumentos musicais, feitos com a fantástica colaboração dos pais, estavam o máximo e deram os acordes certos à melodia.
Adiámos a nossa saída para segunda-feira, que segundo a previsão do Instituto de Meteorologia já temos melhoria de tempo.


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CALENDÁRIO 2011


A nossa amiga Maria, ontem ofereceu a cada colega um calendário para este ano que agora se inicia. E hoje também eu fui "mimada" com este lindíssimo calendário.

Um obrigada muito especial à Maria e aos seus pais.