segunda-feira, 31 de maio de 2010

A VISITA DA SORTUDA



A nossa Mariana levou hoje consigo para passar connosco o dia, o seu ouriço que se chama Sortuda, por ter tido a sorte de ser acolhido pela mãe desta nossa amiga. Este animal encantou todos os mãozinhas e portou-se lindamente.

HORA DAS NOVIDADES




Hoje na Hora das Novidades muitos dos mãozinhas partilharam com a turma o quanto gostaram de ir à festa de aniversário da Margarida. O Simão trouxe ainda para nos mostrar umas moedas que trouxe de uma visita guiada que fez ao Castelo de S. Jorge. A Alice foi passar o fim-de-semana à terra dos seus avós maternos e lá festejou o Dia da Família, participando em várias actividades das quais trouxe uma recordação, bem original para partilhar com todos.


sexta-feira, 28 de maio de 2010

O INESQUECÍVEL FANTASIARTE

Partilho convosco mais algumas das fotografias e vídeos que os pais dos mãozinhas tão gentilmente têm enviado para o meu mail e que eu não me canso de ver. Hoje à tarde, na sala de aula, vimos o dvd com a gravação feita pelo pai do Alice. Foi tão bom rever aquele momento mágico.


Fantasiarte 1ºB QA video5

Fantasiarte_1ºB QA_video4.mp4

Fantasiarte_1ºB QA_video3.mp4

Fantasiarte 1ºB QA video5

Fantasiarte_1ºB QA_video4.mp4

Fantasiarte_1ºB QA_video3.mp4

Fantasiarte_1ºB QA_video2.mp4

HORA DO CONTO




A Hora do Conto de hoje foi da responsabilidade do Duarte e da Margarida. O Duarte trouxe-nos uma espécie de enciclopédia "365 curiosidades sobre animais", que por ter muita informação apenas nos permitiu conhecer alguns dos animais que constavam na mesma.
A Margarida trouxe-nos a história "Os meus avós são especiais" que nos proporcionou, de seguida dialogar acerca do que os nossos mãozinhas mais gostam de fazer com os seus avós.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

OS NOSSOS MENINOS NO FANTASIARTE

Aqui vos deixo um miminho que os pais da nossa Alice me enviaram. Espero que gostei tanto como eu gostei. E um muito obrigada a todos pelas palavras tão generosas que nos têm deixado.

1ºB QA_video1_Fantasiarte.mp4

quarta-feira, 26 de maio de 2010

FANTASIARTE


Finalmente chegou o tão esperado dia da nossa participação no Fantasiarte. E que bem estiveram os nossos mãozinhas em palco com o seu rancho folclórico.
Um obrigada muito especial a todos os pais e familiares que lá estiveram presentes e para os que, por motivos profissionais não puderam lá ir, em breve publicarei as fotografias que foram tiradas por alguns pais, durante a nossa actuação e que eu própria estou ansiosa por ver.
Um bem haja a todos pelo seu empenho e contributo para que este momento fosse hoje tornado realidade.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

PARABÉNS MARGARIDA!


A nossa Margarida faz hoje sete anos. Que linda que vinha a nossa menina que todos cativa com o seu sorriso doce e a sua simpatia. Parabéns também aos seus pais pela filha encantadora que têm.
Espero que tenhas tido um dia muito feliz e que a vida te deixe sorrir sempre como tu tão bem fazes e todos nós gostamos de ver.
Hoje na nossa sala pudemos cantar os parabéns a esta amiga querida na companhia da sua mãe e irmã.


domingo, 23 de maio de 2010

FICHAS DE AVALIAÇÃO SUMATIVA - 3.º PERÍODO

Amanhã seguirá uma informação no caderno de correspondência, acerca das Fichas de Avaliação Sumativa Trimestrais que se vão realizar nas seguintes datas:
2 de Junho - Língua Portuguesa;
7 de Junho - Matemática;
9 de Junho - Estudo do Meio.

E agora seguem-se as matrizes das fichas que também vão ser afixadas na vitrine exterior da escola.

MATRIZES DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO SUMATIVA – 3.º PERÍODO

1.º ANO DE ESCOLARIDADE

Língua Portuguesa

Matemática

Estudo do Meio

- Ler um pequeno texto;

- Ilustrar um pequeno texto;

- Responder a um questionário sobre o texto lido;

- Completar lacunas em palavras com casos de leitura;

- Ordenar palavras para formar frases;

- Dividir palavras em sílabas;

- Associar palavras conhecidas às respectivas imagens;

- Descobrir o plural/singular de palavras;

- Conhecer o alfabeto;

- Produzir um pequeno texto/frases a partir de uma imagem;

- Efectuar contagens de 2 em 2 e de 3 em 3.

- Decompor números em somas e subtracções.

- Estabelecer relações de ordem entre os números.

- Escrever números por ordem crescente e por

ordem decrescente.

- Praticar o cálculo mental com números pequenos

- Calcular somas e diferenças.

- Ler e escrever números até 50.

- Quantificar agrupamentos (dezena e dúzia).

Estabelecer relações de ordem entre os números

e utilizar a simbologia >, < e =".

- Procurar estratégias para efectuar um cálculo.

- Situacções problemáticas.

- Reconhecer figuras geométricas.

- Ordenar objectos segundo o critério que conduza

à comparação de comprimentos, de capacidade, massa e volumes .

- Relacionar dia/semana.

- Estabelecer relações temporais:

ontem/hoje/amanhã.

- Conhecer as moedas e algumas notas:5/10/20 Euros.

- Selecionar frutos, cores animais...

- Reconhecer partes constituintes do seu corpo ( cabeça, tronco e membros);

- Reconhecer e aplicar normas de higiéne do corpo( lavar as mão antes das refeições, lavar os dentes...).

- Reconhecer a importância de posturas/ atitudes correctas, no exercício físico ( estar bem sentado, brincar ao ar livre...).

- Reconhecer as funções dos espaços da casa.

- Os animais e plantas

- Reconhecer alguns cuidados a ter com os animais e com as plantas.

- Identificar sons, cores e cheiros da Natureza (das plantas, do solo, do mar, dos cursos de água, dos animais, do vento...).

- Identificar objectos do uso diário (tesoura, agrafador, furador, computador, lupa...).

HORA DO CONTO



Os responsáveis pela Hora do Conto, de sexta-feira, foram o Manuel e a Alice que fizeram duas belas escolhas. O Manuel trouxe-nos "O Clube do Arco-íris", uma história que fala de atitudes menos boas que as crianças têm por vezes, umas com as outras e que não podem acontecer. A propósito deste livro lembrei-me de conversarmos e reflectirmos acerca das qualidades de cada um dos mãozinhas e o resultado foi fantástico e em breve partilharei convosco.
A Alice trouxe "O carocho-pirilampo que tinha medo de voar", uma história querpor ser um pouco extensa e que devido à minha grande rouquidão não consegui ler até ao fim. Mas ficou logo prometido que na segunda-feira, se a minha voz o permitir contarei o resto. Mas esta história permitiu-nos também ter um diálogo bastante interessante acerca dos nossos sonhos.
Foi uma tarde para mim bastante produtiva a nível de atitudes que devem ser trabalhadas e que permitiu mais uma vez constatar que os meus mãozinhas são crianças bem especiais.


sexta-feira, 21 de maio de 2010

AS RÃS DO DUARTE



Hoje depois do almoço tivemos uma visita muito esperada pelos mãozinhas e que foi bem divertida e emocionante. Finalmente, o nosso Duarte conseguiu apanhar duas rãs para mostrar à turma o que não foi nada fácil, pois assim que se tirou a tampa da caixa, uma delas resolveu saltar de lá para conhecer melhor a nossa sala de aula. E o Duarte, lá conseguiu apanhá-la depois de uns belos saltos. Depois tiveram de se contentar a espreitar pelo buraco da caixa para ver estas amigas do Duarte que como são muito irrequietas só queriam saltar. Um obrigada também à mãe do Duarte por ter possibilitando que esta visita finalmente acontecesse.


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ida a palco - Fantasiarte

Os nossos mãozinhos foram ontem ao Cine-teatro S. João, em Palmela receber algumas indicações sobre como devemos proceder no dia do Fantasiarte, conhecer os bastidores e ainda tivemos oportunidade de ensaiar no palco. Os nossos meninos portaram-se como uns verdadeiros artistas: o ensaio correu bem logo à primeira. Parecia que pisavam o palco com frequência e sentiram-se todos bem à vontade neste espaço. Agora aguardamos que também se portem bem no dia 26 e esperamos ter na assistência o máximo de pais possível, para nos apoiarem. Amanhã seguirá informação sobre este assunto.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

HORA DAS NOVIDADES


Mais uma segunda-feira carregadinha de novidades. O nosso João Lucas foi baptizado, assim como a sua irmã Laura que recebeu também a primeira comunhão. Também receberam este sacramento, o irmão do Rodrigo, o João e a irmã do Pedro, a Matilde. Um beijinho especial para todos eles, que pelo que sei tiveram uma cerimónia lindíssima.
A Alice foi assistir a um espectáculo intitulado "Personagens de água" e trouxe para nos mostrar o panfleto do mesmo.
O Manuel também vinha muito entusiasmado com o
fim-de-semana preenchido que teve. Disse-nos que teve de férias com direito a massagens, etc.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

HORA DO CONTO




Os responsáveis pela Hora do Conto de Hoje foram a própria professora e o Simão. A professora trouxe-nos um dos livros da sua filha Mariana intitulado "Livro com cheiro a caramelo" e o Simão trouxe o livro "Dragões, duendes e outros bichos". Esta história sobre estas personagens é contada de forma bem engraçada e este livro tinha ainda a particularidade de vir autografado pelo seu autor: Carlos Campos.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

MARATONA DA LEITURA

Ontem participámos como leitores e ouvintes com os nossos padrinhos (3.º A) em mais uma das, sempre dinâmicas, iniciativas da nossa biblioteca: a 5.ª Maratona da Leitura.
A Ditza, O Guilherme, o Rodrigo e o Duarte leram e muito bem as histórias que fizeram sobre uma letra do abecedário e eu li com a preciosa ajuda de todos os mãozinhas "O Monstro das Festinhas". Fomos também presentados com as sempre boas leituras e com uma dramatização dos golfinhos.
Que bom e enriquecedor que é ver os laços que existem entre afilhados e padrinhos e vice-versa.


terça-feira, 11 de maio de 2010

VISITAS CHEIAS DE CRIATIVIDADE

Hoje até ao intervalo tivemos a sorte de ter connosco a mãe do nosso Daniel que foi desenvolver com os nossos mãozinhas uma actividade de Expressão Plástica, em volta do tema dos animais e que surpreendeu todos, mais uma vez pela sua criatividade. Cada aluno fez com os materiais que ela nos preparou um animal que está exposto no tecto da nossa sala e que ficou lindíssimo. A mana do Dani, a Raquel também veio dar uma ajuda e ainda trouxeram mais uma companhia que passou todo o dia connosco: o hamster anão do Daniel. Chama-se Romano porque lhe foi oferecido pela sua avó Romana. E parece que este nosso visitante até gostou de estar connosco.
Obrigada mãe Sara. Agora ficamos à espera de ouvir cantar a mana Raquel...


segunda-feira, 10 de maio de 2010

HORA DAS NOVIDADES




A grande novidade e motivo de alegria para os nossos mãozinhas, foi o facto do Benfica ter sido Campeão Nacional. E lá vinham muitos deles com acessórios do seu clube que tão orgulhosamente usavam. O João Lucas, o Guilherme, a Beatriz e o Manuel tiveram a sorte de ir assistir ao jogo no Estádio da Luz.
O Simão mostrou-nos também um livro sobre dragões que adquiriu na Feira do Livro de Lisboa e que lá dentro trazia a construção de um dragão que impressionou a todos.
A Matilde foi ao Museu dos Coches e trouxe para nos mostrar um postal com uma fotografia dos muitos coches lindíssimos que lá se podem encontrar.
Que belos e culturais fins-de-semana tem estes meus alunos.
E parabéns a todos os Benfiquistas (onde já sabem, os meus alunos, que não me inclui mas estou feliz por eles e por ver a sua felicidade).


quinta-feira, 6 de maio de 2010

A MINHA MÃE É...

Na passada semana para homenagearmos as mães destes mãozinhas que tanto as adoram, cada um disse como era a sua mãe e fez o seu retrato. Nos corações que estão na parede junto à nossa sala, encontramos adjectivos que tão bem descrevem estas mães que eu muito estimo. Ao lado estão as opiniões que as mães gentilmente me enviaram acerca do que é para elas ser mãe... Aqui fica o resultado final:

segunda-feira, 3 de maio de 2010

HORA DAS NOVIDADES



Hoje começou mais uma semana e os nossos amigos lá vinham carregadinhos de novidades. Destacamos a festa de aniversário do João Lucas, a participação do Manuel numa prova de Atletismo no Pinhal Novo e a ida do Simão ao teatro, onde foi ver "O Gato das Botas", pelo Teatro da Malaposta. Adoro estes momentos de partilha!


HORA DO CONTO




Na passada sexta-feira tivemos mais uma Hora do Conto e, desta vez, os responsáveis pela escolha dos livos foram a Joana Pé-Curto e o Miguel. A Joana trouxe-nos "A história das cinco vogais" e o Miguel trouxe "O leão Cirilo e...". Estes momentos de leitura permitem-nos sempre passar bons momentos ao som das palavras... E já não falta muito para serem os nossos mãozinhas a lerem os livros que trazem!



domingo, 2 de maio de 2010

FELIZ DIA DA MÃE!

Venho dar um beijinho a todas as mães neste dia que é dedicado a todas nós e em especial às mães dos meus mãozinhas, mulheres que tanto admiro e estimo. Obrigada por tudo o que dão aos vossos filhos diariamente e que os torna nas crianças lindas que são!
Espero que tenham gostado do miminho simples mas feito com muito carinho que os vossos filhos prepararam para vocês.
Dia das Mães


Não esqueça de enviar um recado de volta... clique aqui!

PARABÉNS JOÃO!

O nosso João Lucas faz hoje sete anos. Parabéns meu querido. Que continues a ser esse menino maravilhoso de quem eu tanto me orgulho de ser amiga e professora. Parabéns também aos seus pais pelo filho lindo que têm.
Espero que tenhas um dia muito feliz, como bem mereces!
Feliz Aniversário


..Figuras para deixar seu Orkut bem legal..