domingo, 31 de janeiro de 2010

DIA DO LANCHE


Amanhã temos "Dia do Lanche" e mais uma vez conto com a vossa colaboração. Os cozinheiros de serviço serão do 2.º B e na próxima semana seremos nós. Finalmente!
Amanhã seguirá no caderno da correspondência uma informação acerca deste dia.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

HORA DO CONTO



Hoje as responsáveis pela escolha dos livros para esta hora foram a Margarida e a Cláudia. E terminámos muito bem esta primeira volta, na Hora do Conto. A Cláudia trouxe um livro que muitas curiosidades nos ensinou acerca dos bebés e do seu desenvolvimento intitulado "O mundo está cheio de bebés!". E a nossa turma é um feliz exemplo disso mesmo, pois a própria Cláudia teve um maninho há pouco tempo, a Margarida tem uma maninha que faz amanhã uma semana e a mãe da Sofia está à espera de um bebé. A Margarida trouxe o livro "Gente Gira", que conta três histórias com personagens muito engraçadas e meio "doidas". Boas escolhas minhas amigas! A próxima responsável pela Hora do Conto vai ser a mãe do Guilherme que vai na sexta-feira, nessa hora participar na iniciativa "Histórias com chapéu". Desde já agradeço a fantástica colaboração dos pais desta turma em mais uma actividade de partilha e convívio entre pais e filhos. Deixam-me tão orgulhosa!


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

FATOS DE CARNAVAL


A mãe do Miguel deu-nos a todos uma ajuda quanto aos fatos de Carnaval para o nosso desfile. Descobriu, no Montijo, um armazém chamado a Loja do Hélder e onde podem encontrar fatos de Carnaval para todas as idades e de todos os tipos. E sei que há por lá fatos regionais portugueses daqueles que pretendemos. A loja fica junto à Igreja do Montijo (do lado direito), ao lado da Imobiliária ERA. O contacto telefónico é o 936297919.
Ao Sábado estão abertos até à meia-noite.

Muito obrigada mãe Iolanda por esta preciosa dica.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DITADO


Os nossos mãozinhas trabalhadoras já estão a ficar grandinhos e como já sabem escrever muitas palavras, todas as semanas fazemos um ou dois ditados. Ontem levaram para trabalho de casa, ler um texto do qual foi feito hoje o ditado de algumas palavras que lá vinham.
E que contentes que eles ficam quando têm zero erros. E a maior parte da turma é este o resultado que tem. E adoram fazer ditado! Bom trabalho.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A MAFALDINHA!


Aqui fica uma fotografia da mana da Margarida que é uma ternura e que já foi hoje para casa.
Digam lá que não é tão fofa?

TEXTO COLECTIVO

Na 6.ª feira a turma do 3.º A, ofereceu-nos um texto colectivo feito por eles e hoje foi a vez de nós fazermos também um.
Uma das actividades de Língua Portuguesa proposta para o dia de hoje era que desenhássemos um cágado, um gato e um cogumelo e inventássemos uma história acerca dessa imagem.
E assim foi: fomos dando as nossas ideias e a professora foi-as registando no quadro e dai saiu o seguinte texto:


"O gato comilão"

O gato viu o cágado ao pé de um cogumelo e depois foi ter com eles.
Com medo do gato, o cágado escondeu a cabeça na carapaça.
Ao ver a cabeça do cágado desaparecer, o gato assustou-se e saltou para cima do cogumelo.
O gato como estava com fome comeu o cogumelo e o cágado continuou a dormir.

1.º B



segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A MAFALDINHA JÁ NASCEU!

A mana da nossa Margarida, a Mafaldinha já nasceu e é uma ternura como pudemos hoje todos ver na fotografia que a nossa menina, orgulhosamente, nos levou da sua mana.
Parabéns e muitas felicidades são os votos de todos nós.
Parabéns pelo Bebê


Deixe um recado também! Clique aqui..

HOJE APRENDEMOS A LETRA "G"


Segunda-feira, dia dos mãozinhas trabalhadoras aprenderam mais uma letra. Depois de ouvirem a história "O galo e o gato" os nossos amigos aprenderam a letra "g" que como é muito amiga da letra "c" também, está zangada com o "e" e o "i". Mas elas hão-de fazer as pazes.!Temos de ser todos amigos uns dos outros e com as letras não pode ser diferente. Agora o que eu peço aos meus queridos alunos é que quando tiverem um tempinho livre em casa (o que sei que, às vezes, é difícil vão lendo os textos que já aprendemos no livro de Língua Portuguesa). Eu sei que vocês são capazes!


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

VAMOS REFLECTIR SOBRE O 1.º PERÍODO (4.ª PARTE)

Estou em falta com dois amiguinhos nossos que são a Jéssica e o Guilherme. É que numa das arrumações que tentei fazer esta semana à muita papelada que tenho, encontrei as reflexões que estes dois amigos fizeram com os seus pais sobre o 1.º período e que dou agora a conhecer. Desculpem meus queridos mas penso que ainda vou a tempo.

Guilherme: Neste 1.º período gostei muito de conhecer a minha maravilhosa professora e espero que todos nós aprendamos tudo.
Pais do Guilherme: Foi um primeiro período cheio de aprendizagem e de coisas novas, em que todos crescemos e aprendemos um pouco!


Jéssica: Gostei de conhecer a escola nova e também a nova professora muito talentosa e amiga. Gostei de aprender o que a Professora Susana Félix me ensinou e também me diverti muito no recreio com os amigos e com a minha amiga preferida, a Cláudia.
Pais da Jéssica: Para nós, pais, este período que acabou representou uma fase de mudança, de adaptação. E de aprendizagem, porque também nós tivemos de aprender a ensinar para que dessa forma pudéssemos ajudar a nossa menina... foram novidades atrás de novidades, no entanto, o esforço, empenho e dedicação compensaram.
Foi com bastante orgulho, com muita alegria, com um sorriso no rosto e com a lágrima ao canto do olho que recebemos os resultados desta 1.ª etapa deste ano.

HORA DO CONTO



Hoje tivemos mais uma Hora do Conto e bem recheada de belas leituras que foram do agrado de todos os mãozinhas trabalhadoras. O Rodrigo e o Simão estão de parabéns pela boa escolha que fizeram.
O Simão levou-nos um livro que foi oferecido pela fada dos dentes e que se intitulava "O meu tetravô... era um guerreiro!". Este livro veio na altura certa pois estamos a trabalhar na área de Estudo do Meio a família de cada um e fez-nos pensar um pouco sobre os nossos antepassados.
O Rodrigo levou-nos "Quero dormir, carneiros traquinas" e foi uma história que também nos divertiu bastante. E espero que tenham aprendido que contar carneiros pode não ser a melhor forma de nos deixarmos adormecer.
As responsáveis pela próxima Hora do Conto serão a Cláudia e a Margarida e depois voltamos novamente a sortear os amigos que serão responsáveis por esta hora que eu tanto gosto.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PARABÉNS MIGUEL!

O nosso Miguel faz hoje sete anos. Já está a ficar crescido este nosso menino que sorri sempre de tanta felicidade. Como eu gosto de poder ver esse teu sorriso diariamente. E que a vida te dê sempre coisas muito boas é o que esta amiga e professora te deseja.
Parabéns também aos seus pais pelo filho lindo que têm.
Aproveita bem este dia e espero que a tua festa de Domingo seja o máximo.
Feliz Aniversário


Envie imagens para amigos você também!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

DIA DE REIS


No Dia de Reis fomos cantar e tocar as Janeiras às salas da Pré e à sala dos nossos padrinhos - 3.º A.
Íamos bem bonitos e orgulhosos com as coroas originais e únicas feitas com a ajuda dos pais que mais uma vez colaboraram todos.
Aqui fica uma fotografia que regista esse momento que pensamos ter sido do agrado de todos.
E até recebemos umas guloseimas como agradecimento desta nossa actuação que teve como principal objectivo desejar a todos um Bom Ano Novo.


TEMA DO NOSSO NOSSO CARNAVAL


O Carnaval está a chegar e no desfile que vamos realizar no dia 12 de Fevereiro, o tema escolhido pelos professores da nossa escola foi “Povos e culturas”. Dentro deste tema cada turma irá representar um país, continente, povo e eu tomei a liberdade de escolher logo para a nossa turma o nosso próprio país que é tão rico e variado a nível de trajes. Desta forma, venho solicitar que cada aluno no dia do desfile venha vestido com um traje típico de Portugal, podendo vocês em conjunto com o vosso educando, escolher a região de Portugal que querem representar assim como o traje, que será da vossa responsabilidade. Deixo aqui dois sites da internet que poderão visitar para conhecer melhor os trajes do nosso país e até tirar algumas ideias.
http://folclore-online.com/trajos.html

http://www.adiaspora.com/_port/etnogra/trajes/index.htm Estes fatos serão também depois usados pelos alunos no Fantasiarte que se vai realizar em Maio e para o qual vamos criar um Rancho Folclórico. Desde já agradeço a vossa colaboração e em caso de dúvida poderão contactar-me.



segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

HORA DAS NOVIDADES


Hoje na Hora das Novidades o Simão deixou-nos uma boa sugestão. Neste fim-de-semana, este nosso amigo foi com os seus pais e irmã à Casa do Artista, em Lisboa assistir à representação da peça de teatro "O Corcunda de Notre Dame", realizada pelo Teatro Infantil de Lisboa. Para mais informações poderão visitar o site desta companhia de teatro em www.til-tl.com.

O Simão adorou... E trouxe para nos mostrar um folheto bem precioso (vem carregadinho de autógrafos dos grandes actores que vão vida a esa peça).


sábado, 16 de janeiro de 2010

DIA DO LANCHE


Segunda-feira teremos novamente Dia do Lanche e eu conto mais uma vez com a vossa deliciosa contribuição. E está quase a chegar o nosso dia de venda: 8 de Fevereiro. Comecem já a pensar no bolito que querem fazer e eu no bolito que quero comer, ãh?

VAMOS REFLECTIR SOBRE O 1.º PERÍODO... (3.ª PARTE)

Joana Pé-Curto: Estou muito feliz, gosto muito de aprender com a professora Susana.
Pais da Joana: Grandes progressos.
Duarte: Para mim este 1.º período foi maravilhoso porque adoro aprender coisas e aprendi a ler!
Pais do Duarte: Para nós este 1.º período foi uma mistura de emoções, primeiro a ansiedade das primeiras semanas e depois a tranquilidade/felicidade de ver que o nosso menino estava bem entregue e que de semana para semana desenvolvia capacidades intelectuais e sociais.

Maria: Foi bom, aprendi letras. Gosto mais da professora. Pais da Maria: Para os pais da Maria, foi muito bom, porque a Maria aprendeu coisas novas e conheceu amigos novos, principalmente a professora Susana que está sempre a falar.

André: Foi muito bom e importante para mim, gostei muito da professora e de aprender as letras. Pais do André: Foi com muita satisfação que ouvimos a leitura das primeiras frases e sentimos um grande orgulho do nosso André, aquando das "notícias" recebidas na reunião do 1.º período.

Manuel: O que ele mais gostou foi conhecer a professora e aprender a ler. Pais do Manuel: Foi muito gratificante verificar o quanto é importante a professora, na vida do Manuel e saber que ele vai com gosto para a escola e gosta muito de aprender.

Margarida: Gostei muito, adorei conhecer amigos novos, gostei de aprender muitas coisas e gostei da minha professora. Ela é muito querida e simpática. Pais da Margarida: Foram dias de angústia, preocupação mas ao mesmo tempo felizes por ver a nossa pequenina tão interessada, motivada e feliz em tudo o que ia aprendendo, graças à professora maravilhosa que muito contribuiu para que isso acontecesse. Ao vermos os resultados do final deste período (dossié e avaliação) sentimos uma grande emoção e um grande orgulho na nossa princesa.

Cláudia: Foram dias divertidos nos quais gostei muito de aprender e fazer trabalhos. Gosto de ir ao quadro. É muito divertido. Pais da Cláudia: Foi uma etapa esperada com ansiedade. Representou um crescimento. A Cláudia está a crescer e a aprender a base do seu futuro.

Mariana: Gosto muito da minha professora, colegas e estou a adorar aprender a ler e a escrever. Adorei tudo!
Pais da Mariana: No início do ano, surgiram as expectativas, angústias, ansiedade e receios. Ao longo do ano esses estados de espírito iniciais desvaneceram e foram ultrapassados, pois a minha filha adaptou-se bem e a professora superou todas as minhas expectativas. Estou radiante!
Matilde: Para mim foi muito bom conhecer a professora Susana, pois gosto muito dela. Ela é amiga e ensina-me muitas coisas novas. Ela é simpática, além disso continuo a estar com os meus amigos na minha escolinha.
Pais da Matilde: Foi com grande alívio e satisfação que verificamos que a professora Susana era muito trabalhadora, empenhada e embora exigente, preocupada com o desenvolvimento físico e psicológico da nossa filha, nas suas mais diversas áreas, e que acima de tudo faz a minha filha crescer feliz.

Rodrigo: Conheci muitos amigos, aprendi muitas coisas novas e ganhei uma professora amiga. Eu adoro a escola. Pais do Rodrigo: Foram 3 meses recheados de emoções, onde a ansiedade dominou sempre, culminando num grande grito de alívio, felicidade e orgulho.

Andreia: Foi divertido aprender coisas novas. Ela acha que passou muito rápido e sobretudo foram dias maravilhosos junto dos seus amigos! Pais da Andreia: Este 1.º período foi o começo de uma nova etapa na vida da nossa filha, em que sentimos receio, ansiedade, alegria, mas também partilhámos saberes e isso foi simplesmente maravilhoso!


HORA DO CONTO



Na sexta-feira tivemos mais uma Hora do Conto e os responsáveis pela escolha dos livros foram o João Lucas e a Joana Guerreiro. O João trouxe-nos mais uma das aventuras do nosso amigo Rato Renato e esta eu ainda não conhecia. Li a toda a turma "O Rato Renato diz mentiras", uma história que ao mesmo tempo que ia divertindo todos com as malandrices deste rato ia dando uma importante mensagem.
A Joana Guerreiro trouxe "O livrinho dos versos para rir" que nos fez dar umas boas e divertidas gargalhadas.
Boas escolhas amigos leitores e ouvintes.
Aqui deixo uma das quadras que nos divertiu muito:
"Cala-te aí, boca aberta,
Boca de sardinha crua,
Os macacos da ribeira
Têm melhor cara que a tua!"


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

TANTAS PALAVRAS...

Os nossos mãozinhas trabalhadoras já conhecem tantas palavras e que feliz que eu fico ao constatá-lo.
Hoje estiveram a escrever palavras começadas pela letra "r" e vejam só tantas que descobriram: rei, Rita, remo, Rui, rádio, rua, rápido, Ruca, ratito, rio, rica, roda, rói, rã, raiva, ramo, ri, raio, ramela, rima e Rebelo.
Os nossos meninos estavam espantados e contentes com tantas descobertas... Continuem assim meus queridos que vão no bom caminho.

VAMOS REFLECTIR SOBRE O 1.º PERÍODO... (2.ª parte)

Beatriz: Para mim o 1.º período foi muito importante porque aprendi a ler e a escrever e gosto muito da professora.
Pais da Beatriz: Esta nova etapa foi muito importante para nós. A Beatriz ganhou asas e já não é mais aquela bebé!!! Cresceu... e com isto quero agradecer-lhe, pois a professora Susana é uma pessoa muito importante nas nossas vidas!!! Muito obrigada do fundo do coração!

Simão: Gostei muito do 1.º período, porque tive muito bom nas fichas todas e gostei muito da professora, que é muito querida. Pais do Simão: Em constantes e repentinos momentos de alegria, foi bom acompanhar um crescimento a todos os níveis, sempre debaixo do olhar atento e dedicado de uma professora que realmente põe paixão no que faz.

Daniel: Gosto muito da minha professora, tem um nome bonito e igual ao da cantora, gosto de aprender, de ler e de cantar. Pais do Daniel: Em toda a parte só se aprende com quem se gosta, e nós pais do Daniel ficamos felizes ao vê-lo feliz e entusiasmado com a escola, com o aprender e com a professora. Obrigada.

Sofia: Gostei de fazer amigos, da professora e de aprender. Pais da Sofia: Foi uma nova etapa, muito emocionante ver começar a formas as primeiras palavras e aprender as letras e começar a ler.

Ditza: Muito divertido. Aprendi muitas coisas novas e fiz muitas amigas.
Pais da Ditza: Foi uma maravilha, também chorei e espero não chorar muito até ao fim do ano.
Miguel: Foi olhar e saber ler algumas coisas escritas na rua, na televisão, ver os números escritos nos livros e contar as prendas de Natal.
Pais do Miguel: Foram dias de alegria ao ver o nosso filho a progredir na aprendizagem. O início de uma grande caminhada.



quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

VAMOS REFLECTIR SOBRE O 1.º PERÍODO...

No dia da reunião de pais, que foi para mim um momento muito importante em que partilhei com todos o que de mais importante se passou no 1.º período e não só, solicitei no final da reunião que me fizessem com os seus filhos uma reflexão sobre estes três meses.
Eu dei a conhecer a minha "Para mim este 1.º período foram 63 dias maravilhosos em que ri, chorei, aprendi, partilhei, enfim, fui muito, muito feliz com os vossos filhos".
E no dia seguinte começaram logo a chegar as reflexões que tão orgulhosa e feliz me deixaram e que começo agora a partilhar com todos os que visitam este nosso cantinho.
João: Diverti-me, brinquei muito. Gosto muito de ti professora Susana Félix.
Pais do João: O João está a crescer e eu fico feliz, por estar tão bem acompanhado.
Pedro: Gostei muito da escola, especialmente da professora e de aprender as letras e os números. Também gostei muito dos amigos.
Pais do Pedro: Momentos de alegria, mas também de alguma ansiedade, pelas novas aprendizagens, pelos novos amigos, pela dedicação da professora; cresceu muito nestes dias, o meu filho...
Alice: Adorei aprender a ler, a escrever e a saber o que é o Estudo do Meio. A Professora foi muito simpática e muito querida. Fiz também muitos amigos.
Pais da Alice: Para nós pais no início do período foram dias com algumas dúvidas e com muitas perguntas. Com o decorrer dos dias fomos ficando mais tranquilos e cheios de confiança porque a "nossa menina" está entregue a uma "Abelha Mestra" muito competente e ao mesmo tempo com um coração de manteiga...

domingo, 10 de janeiro de 2010

DIA DO LANCHE


Amanhã temos mais um Dia do Lanche. Os pasteleiros de serviço serão os alunos da turma do 4.º C e mais uma vez contamos com a colaboração de todos. Basta levar uma moedinha e comemos uma bela fatia de bolo.
Eu, como gulosa que sou, começo já a pensar na fatia que vou comprar.


HORA DO CONTO



Na sexta-feira voltámos a ter um momento que é sempre do agrado de todos: a Hora do Conto. Esta semana, as responsáveis por escolher o livro foram a Matilde e a Andreia. A Matilde trouxe um livro muito engraçado "João Porcalhão" a a Andreia trouxe-nos a história "Delfina, a patinha desmemoriada", um conto com muita ternura.
Adoro contar histórias e os mãozinhas trabalhadoras são os melhores ouvintes que poderia ter (a seguir às minhas queridas filhas, é claro!).
Já estou ansiosa por saber quem serão os próximos responsáveis por esta hora na próxima semana e que livro nos vão trazer.


PARABÉNS MARIANA!

A nossa Marianita faz hoje 7 aos. Que crescida que está a nossa menina que todos encanta com a sua ternura! Que a vida te faça sempre muito, muito feliz como esses teus olhos lindos espelham diariamente.
É com grande orgulho que faço parte da vida de uma menina tão responsável e querida. Parabéns também aos seus papás pela filha maravilhosa e de "ouro" que têm!
Aproveita bem o dia de hoje. E amanhã ficamos à espera do bolinho para te cantarmos os parabéns!
Feliz Aniversário


Recados atualizados para você enviar no Orkut!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

UMA PORTA "INVERNOSA"


Hoje estivemos a retirar os enfeites de Natal, visto já ter terminada a época natalícia e a ilustrar e recortar imagens alusivas ao Inverno (nuvens carregadinhas de gotas de água e chapéus de chuva) para colocarmos na ombreira da porta da nossa sala. Assim já estamos devidamente integrados nesta estação do ano, que tanto frio e chuva nos traz!

TRABALHANDO EM GRUPO...

Ontem os nossos mãozinhas trabalhadoras fizeram um trabalho de grupo. Desenvolveram a actividade denominada de "Onde está?" e que faz parte de um projecto de implementação dos novos Programas da Matemática. Cada grupo ficou com um envelope que continha um conjunto de documentos recolhidos pelos alunos, nas férias do Natal, e que contivessem números. Depois de analisarem esses registos, cada grupo foi apresentar à turma as suas conclusões acerca do que pensavam sobre o significado dos números nos vários contextos/situações.
E que bem que se saíram neste trabalho, os meus meninos.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

TRABALHANDO E APRENDENDO COM OS GEOPLANOS!

Hoje os nossos mãozinhas trabalhadoras estiveram com muito interesse a fazer construções nos geoplanos e a registá-las no seu livro de Matemática. Que bom que é ver os meus meninos trabalharem com tanta motivação e dedicação. Este é o caminho certo para aprender e bem!