segunda-feira, 30 de novembro de 2009

APRENDEMOS A LETRA "C"


Mais uma semana e mais uma letra... que bom que é poder avançar desta forma com esta turma que de uma forma geral tão bem tem interiorizado este mecanismo de leitura e escrita. A partir da história "O cuco cantou" os mãozinhas trabalhadoras aprenderam a letra "c" e as sílabas "ca, co, cu". Então não é que a letra "c" se zangou com o "e" e com o "i" e por isso agora não andam de mãos dadas? Pois é, pode ser que mais lá para a frente façam as pazes e aí veremos o que acontece!

Nota: O programa que me permite colocar as fotografias aqui no nosso blogue hoje deve estar a fazer "ponte" e por isso não está a funcionar da melhor forma. Amanhã tentarei de novo para poder partilhar com todos, os trabalhos de casa fantásticos que me fizeram este fim-de-semana. Que orgulhosa que eu estou!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ESTÁ QUASE...


Está quase a chegar o grande dia de irmos ao teatro. É já na quinta-feira que vamos assistir aos "Estranhões e Bizarrocos", representada pelo Teatro de Animação de Setúbal. Este dia vai ser para mim muito especial pois tenha nesta companhia grandes e bons amigos que gosto sempre de rever e tenho grande orgulho de já ter feito parte da mesma em conjunto com o meu pai. Pois é, meus amigos aqui fica uma revelação sobre mim. A vossa professora já foi actriz e é sempre com um brilho nos olhos que vejo alguém representar e fico logo cheinha de vontade de subir ao palco. Que saudades que tenho do calor e dos aplausos do público. Mas tenho esperança de voltar aos palcos um dia destes... como actriz. Até lá vou ficando feliz por ver os outros representarem e por vos ter a vocês diariamente como o meu público preferido.

E espero que gostem desta peça de teatro que vamos ver tanto quanto eu gostei.


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

TRABALHANDO COM OS BLOCOS LÓGICOS







Hoje estivemos a recordar as figuras geométricas com a ajuda dos Blocos Lógicos. Com este material os alunos construíram algumas figuras sugeridas no manual de Matemática e descobriram livremente outras mais. Divertiram-se e aprenderam com o manuseamento deste material.



HOJE APRENDEMOS A LETRA "M"


Mais uma semana a começar e mais uma letra para trabalhar... A partir da história "O mémé come o mapa" os mãozinhas trabalhadoras aprenderam a letra "m" e com ela mais um conjunto de sílabas e muitas mais palavras conseguem ler e escrever.
Que feliz e orgulhosa fico quando vejo as frases que já conseguem escrever e ler.
Continuem assim que vamos no bom caminho.
E por falar em letras relembro-vos que amanhã começa a nossa Feira do Livro que será visitada comigo na quarta-feira mas que poderá e deverá também ser visitada com os vossos pais.

sábado, 21 de novembro de 2009

DIA DO LANCHE


Segunda-feira é Dia do Lanche. E desta vez a turma de pasteleiros serão os nossos padrinhos, a turma do 3.º A. Vamos lá todos a levar uma modeinha para comprar uma ou mais deliciosa(s) fatia(s) de bolo. Eu vou comprar!


O TRABALHO DO NOSSO RODRIGO!




O Rodrigo fez com os seus pais que são uns verdadeiros artistas e criativos um trabalho sobre livros para ser exposto na nossa Feira de Livro. O trabalho ficou fantástico e desde já o meu muito obrigada aos três por mais este imaginativo contributo que nos deram.

E não se esqueçam, todos de pedir aos pais para irem à Feira do Livro convosco!




sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PARABÉNS CAMPEÕES!


Que feliz e orgulhosa que estou dos meus jogadores de futebol. Fomos à final com o 1.º C e para felicidade de todos vencemos. Todos receberam um diploma de participação e a nossa turma ganhou também uma taça que será guardada em lugar de destaque na nossa sala de aula.
Acima de tudo foi uma tarde que adorei passar convosco e com muito desportivismo e brincadeira à mistura nos divertiu a todos.
Agora descansem meus campeões. Se eu que não joguei estou estafada imagino vocês!
E parabéns a todos os que participaram e pr0moveram esta iniciativa.


PARABÉNS GUI!


O nosso Guilherme faz hoje 6 anos. O nosso menino lá vinha com o seu sorriso lindo e os seus olhos sempre brilhantes de felicidade. Que bom que é poder conviver com uma criança tão feliz! Os seus pais também estão de parabéns pelo filho fantástico que têm e que eu tanto admiro e que encanta todos os que com ele convivem.
O pai e os avós do Guilherme levaram-nos um delicioso bolo feito pela mãe Cláudia e pela avó Jú. Todos juntos cantámos os parabéns ao nosso Gui. No Domingo conto estar convosco na festa de aniversário deste nosso amigo.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

TORNEIO DE FUTEBOL


É já amanhã que se vai realizar o Torneio de Futebol entra as turmas da nossa escola. Relembro que devem levar fato de treino, ténis, chapéu e um saco ou lancheira com uma garrafa de água e o lanche da tarde.

Aqui ficam os horários dos jogos:

15.00 horas: 1.º A x 1.º B (Campo 1)

16.00 horas: 1.º B x 1.º C (Campo 1)

Às 17.00 horas decorrerá a entrega dos prémios e divulgação da respectiva classificação e às 17.15horas será feito o regresso à escola.

Amanhã espero que sejam uns pezinhos trabalhadores! Eu lá estarei a torcer orgulhosa pelos meus jogadores preferidos: vocês.


VISITEM A FEIRA DO LIVRO

Começa já na terça-feira a nossa Feira do Livro que decorrerá até ao dia 30. Os pais poderão e deverão visitá-la com os seus filhos entre as 17.30 horas e as 18.45 horas. Contamos com a vossa presença em mais esta iniciativa organizada pela nossa Biblioteca Escolar e pelo professor Carlos Samina.



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A VISITA DOS AVÓS DO GUI

Hoje na parte da parte recebemos uma visita muito especial. Estiveram connosco os avós do Guilherme que vivem em Esposende e que como estão cá a passar uns dias nos presentearam com a sua visita e nos encantaram com as suas histórias. O avô Quim e a avó Jú contaram-nos algumas das suas traquinices de crianças e as suas maravilhosas vivências enquanto professores e também enquanto alunos. Pois, porque no seu tempo nada era como agora. As diferenças são muitas e os mãozinhas trabalhadoras ouviram-nas com muita atenção. O avô Quim disse uma frase que registei e que partilho convosco e que retrata bem os seus tempos de escola "uma bola trapeira faz feliz a escola inteira!". Antigamente bastava uma bola de trapos e todas as crianças sorriam de felicidade. Nos dias de hoje, podem ter muitos brinquedos, cada vez mais e nem sempre os vemos felizes e a sorrir! Não estou a falar dos meus meninos mas de outras crianças e de outras realidades que sabemos que existem.
Obrigada avô Quim e avó Jú pela maravilhosa tarde que nos proporcionaram com tanta ternura nos vossos olhares que a mim pessoalmente me deixou muito sensibilizada e com muita saudade dos meus avós que já partiram. Bem hajam! E quando vierem de novo à Quinta do Anjo façam-nos outra visita que serão bem-vindos. Um muito obrigada também à mãe do Gui.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O NATAL CHEGOU À NOSSA BIBLIOTECA!

O professor Carlos Samina, professor bibliotecário da nossa escola trouxe-nos hoje um panfleto carregadinho de sugestões natalícias que podemos encontrar na nossa biblioteca: livros sobre esta data festiva assim como dvd's e deixou-nos ainda a sugestão de alguns sites a visitar:







Aproveito ainda para convidá-los a visitar o blogue das bibliotecas escolares do nosso agrupamento em "besdoavep.blogspot.com".


Obrigada por toda esta partilha professor Carlos. E as mãozinhas trabalhadoras vão aceitar e trabalhar algumas das suas sugestões.






ACTIVIDADES DE S. MARTINHO


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ACTIVIDADES DE S. MARTINHO

Tal como já tínhamos combinado hoje na parte da tarde desenvolvemos com a turma dos golfinhos, nossos padrinhos um conjunto de actividades alusivas ao S. Martinho. Começámos por visionar um powerpoint sobre a história da Maria Castanha muito bem contada pela Matilde Alvim. De seguida cada um construiu a sua Maria Castanha tendo os padrinhos dado uma ajudinha aos afilhados. Enquanto terminavam as Marias Castanhas aprenderam duas canções e que afinadas que estavam estas duas turmas.
Ainda houve tempo para comermos vários frutos secos: amêndoas, amendoins, pinhões, nozes, passas, figos, avelãs, entre outros.
No final os alunos destas turmas pintaram um desenho sobre uma das canções aprendidas. Foi uma tarde de convívio muito divertida, lúdica e de muita, muita amizade.
Aqui fica uma fotografia que retrata esse momento. Peço desculpa por não ter mais nenhuma mas tinha o cartão de memória da máquina fotográfica cheio.


HOJE APRENDEMOS A LETRA "L"


Mais uma semana, mais uma letrinha! Hoje foi a vez de aprenderem a letra "l" a partir da história "Lalá, Lelé e Loló no campo". E que bem que os nossos meninos já escrevem. Mas não se esqueçam de ir trabalhando a leitura e a escrita também em casa. Eu sei que chegam já muito cansados depois de um dia inteirinho de aulas e actividades mas pelo menos ao fim-de-semana ou quando estão a fazer os trabalhos de casa aproveitem para ir trabalhando a leitura e a escrita. Vamos lá mãozinhas trabalhadoras para quando chegarem ao Natal terem uma bela prenda no sapatinho: saber ler e escrever muitas palavras e frases. Eu ficarei contente com todos vocês. Mais do que já estou!


domingo, 15 de novembro de 2009

O PANDA NA FESTA DAS MINHAS FILHOTAS

Meus queridos alunos, tal como sabem ontem fiz a festa de aniversário das minhas duas filhotas lindas e tal como vos contei na sexta-feira veio cá o Panda animar a festa. Alguns de vocês ainda ficaram um pouco na dúvida de que aquilo que eu estava a dizer se iria mesmo concretizar e eu prometi-lhes que depois colocava aqui uma foto no nosso blogue. E aqui fica um dos momentos que mostra a presença do Panda na festa que me deu muito trabalho mas também muito prazer realizar para poder ver o sorriso de felicidade das minhas filhas e dos seus convidados.
Obrigada Panda. O Panda é fixe!


PARABÉNS JOANA GUERREIRO!

A nossa Joana Guerreiro faz hoje seis anos e eu venho dar-lhe um grande, grande beijinho de parabéns. Passa um dia muito feliz junto daqueles que mais gostas e junto dos teus papás que também estão hoje de parabéns.
Diverte-te minha querida e que a vida te possa fazer sorrir sempre. E eu a ver!
Feliz Aniversário

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

HORA DO CONTO


A responsável pela Hora do Conto de hoje foi a Mariana que nos trouxe um livro que me deu um grande prazer ler uma vez que estou a preparar a festa de aniversário das minhas filhotas e que me proporcionou a mim e a toda a turma um momento de especial ternura. Adoro ler histórias e os meus queridos alunos também são excelentes ouvintes. A história "Princesa Poppy - o aniversário" trazia também a sugestão de uma prenda fácil de prepararmos para oferecermos a alguém: perfume de pétalas. Se quiserem saber mais sobre esta bonita personagem poderão visitar o seu site em www.princesapoppy.com.pt.



quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O LIVRO DA MAFALDA


Pouco tempo depois de iniciarmos as aulas fomos surpreendidos com a boa notícia de que a Margarida ia ter uma mana. Perguntámos logo o nome que ela iria ter ao que ela nos respondeu que se chamaria Mafalda. A professora gosta muito deste nome e falou logo de uma colecção de livros que há com uma personagem de seu nome Mafalda e que é muito engraçada. A professora Susana perguntou se alguém tinha em casa um livro desta colecção e o Manuel respondeu que sim mas que a sua mãe tinha de o ir procurar. E hoje lá apareceu o livro da Mafalda. A professora leu uma página desta banda desenhada que depois foi pintada por todos os alunos.
Ficamos à espera do nascimento da Mafalda que vai ser linda como a mana e desde já muito obrigada ao Manuel e à sua mãe por nos ter enviado este livro.
Aproveitamos também para dar os parabéns à Cláudia e aos seus pais pelo nascimento do seu mano Miguel que é uma ternura.
E hoje é um dia bom para falarmos de bebés pois a minha Madalena festeja hoje o seu primeiro aniversário.


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

COMEMORAÇÃO DO DIA DE S.MARTINHO

Hoje festejámos na nossa escola o Dia de S. Martinho. Começámos a manhã participando em jogos tradicionais que foram do agrado de todos. De seguida chegou a hora de comermos as castanhas assadas. E desde já agradecemos a colaboração dos avós e mães que lá estiveram a assar as castanhas que nós nos deliciámos a comer.
Depois do intervalo fomos assistir à Lenda de S. Martinho feita em sombras chinesas pela turma da professora Sónia. Estão de parabéns pelo belo trabalho que nos apresentaram. À tarde pintámos, recortámos e ordenámos imagens referentes a esta lenda.
Continuaremos a comemorar este dia na segunda-feira com um lanche que será acompanhado pelos frutos secos trazidos pelos alunos e com um conjunto de actividades que vamos desenvolver com a Turma dos Golfinhos (nossos padrinhos e amigos).
Fico à espera de mais marmelos. É que só tenho dois e não chegam para a marmelada docinha que queremos fazer.
E vai daqui um beijinho especial de melhoras para os nossos colegas e amigos Maria, Daniel e Simão que estão em casa doentitos. As vossas melhoras!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

APRENDEMOS A LETRA "D"


Ontem aprendemos mais uma letra a partir da história "Dodó estraga o ditado do Dudu". E assim as nossas mãozinhas trabalhadoras aprenderam a letra "d" e com ela mais uma série de palavras. Que bom que é ouvi-los a ler as palavras e até algumas frases. Fico tão feliz!

Obrigada por estes momentos de felicidade que me vão proporcionando nesta semana "louca" de trabalho.


domingo, 8 de novembro de 2009

DIA DO LANCHE


Amigos, venho relembrar-vos que amanhã temos o Dia do Lanche onde se costumam vender fatias de deliciosos bolos confeccionados pelos pais dos alunos cá da escola. Conto mais uma vez com o vosso contributo e colaboração. E pé ante pé está a chegar o nosso dia de venda (dia 7 de Dezembro).

Até amanhã.


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PARABÉNS FILHOTA LINDA!

Hoje venho dar os parabéns a uma pessoa muito especial e que todos os dias alegra a minha vida e me enche de ternura e felicidade. A minha filha Mariana faz hoje 5 anos. Já está a ficar crescida. Parece que foi ontem que passei pela maravilhosa sensação de ser mãe pela primeira vez. Ser mãe é que mais gosto de ser na vida. A Mariana viu este postal de parabéns no blogue dos golfinhos e adorou. Aliás o tema da sua festa de hoje na sua escolinha é o Mickey. Por isso minha querida aqui ficam os parabéns desta mãe que te adora e te ama.
Beijos enormes e que a vida te deixe sorrir sempre, sempre, sempre!
Feliz Aniversário

O LIVRO DO JOÃO LUCAS!

O João Lucas levou para a sala para nos mostrar um livro sobre o corpo humano que deixou todos muitos admirados com algumas curiosidades que lá vinham sobre o nosso corpo. As imagens encantaram-nos a todos e este livro veio mesmo na hora certa pois no Estudo do Meio estamos a trabalhar esta temática.

Obrigada João por este momento de aprendizagem divertida que nos proporcionaste.

JÁ SABEMOS TANTAS PALAVRAS!

As mãozinhas trabalhadoras ontem foram ao quadro escrever palavras começadas por "p" e por "t" e qual não foi o seu espanto quando se deram conta de que já conseguiam escrever tantas palavras. Que felicidade! E eu estou a adorar ver a evolução destes meus meninos na aprendizagem da leitura e da escrita e o entusiasmo que têm para com esta aquisição! Se continuares assim para a semana aprenderão a letra "d". Mas não se esqueçam de ir trabalhando em casa!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O TRABALHO DA NOSSA MARIA!

Que bom foi estar de volta aos meus queridos alunos. Ainda estou muito doentita e a Madalena também mas o meu sentido de dever e responsabilidade para com as minhas mãozinhas trabalhadoras falou mais alto e lá fui eu. E que bem recebida e acarinhada que fui pelos meus meninos. Assim vale a pena trabalhar e o esforço que estou a fazer por vocês.
A Maria presenteou-nos com um trabalho repleto de fotografias suas na Festa de Todos os Santos e eu partilho agora convosco parte desse trabalho. Fiquei tão contente por ver a nossa Maria em vários momentos de festa. E que pena que eu tive de não puder ir lá por causa da minha pequenita. Mas para o ano conto lá estar.

Beijocas e até amanhã

terça-feira, 3 de novembro de 2009

OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO E CARINHO!

Venho aqui agradecer todas as mensagens que tenho recebido dos meus queridos alunos e dos seus pais que também já considero meus amigos. Principalmente os pais sabem dar valor ao que é ter um filho doente e o carinho e a força que vocês me têm dado têm-me ajudado muito.
Penso estar de volta em breve apesar da minha pequenita ainda não estar bem e eu também não mas estou com muitas saudades vossas e desejosa de voltar ao trabalho e por isso estou a tentar arranjar forma de o fazer o mais rápido possível. Vão é ter uma professora um pouco rouca e fanhosa!
Beijocas bem grandes e obrigada por todo o vosso apoio e votos de melhoras que me têm transmitido
obrigado - Recados Para Hi5

~~~> Novas animações de Obrigado - Hi5Recados.com

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

UM BEIJINHO CARREGADINHO DE SAUDADES!

Pois é meus queridos alunos e amigos, como sabem esta semana vou ter de estar em casa uns dias (ainda não sei bem até quando) porque tenho a minha bebé doente com uma otite. E eu para ajudar também estou pior da minha constipação e amanhã lá devo ter de ir também a caminho do médico. E custa-me muito estar a faltar ao meu trabalho mas tive de ficar em casa a cuidar da Madalena que está a precisar muito de mim.
Passei por aqui para vos deixar um beijinho carregadinho de saudades. Acreditem que já sinto a vossa falta. Vocês são umas crianças maravilhosas com quem adoro estar!
Vão-me dando notícias vossas aqui neste nosso cantinho.
Beijocas
Susana Félix

Beijos - Recados Para Hi5

~~~> Novas animações de Beijos - Hi5Recados.com

A NOSSA ALICE JÁ TEM SEIS ANOS!

A nossa princesa mais pequenita da sala e muito querida e adorada por todos fez ontem seis anos. Desculpa minha querida por não ter conseguido vir ao blogue deixar-te os parabéns mas não foi por esquecimento. Como sabes tenho a minha bebé doente e ontem tive um dia complicado. Espero que tenhas tido um dia muito feliz e tenho muita pena de não poder estar hoje presente na festinha lá da escola.
Desejo-te que continues a ser a menina ternurenta e maravilhosa que és e de quem os teus pais muito se devem orgulhar. Parabéns também para eles.
Beijinhos

PARABÉNS ALICE!

Aniversario Atrasado - Recados Para Hi5

~~~> Novas animações de Aniversário Atrasado - Hi5Recados.com